Na avaliação final, os competidores precisarão fazer um doce francês clássico, a torta Saint Honoré, que é composta por um recheio complexo com creme, carolinas à sua volta e decorações em caramelo. Como se não bastasse todos os processos, eles ainda terão de incluir um item obrigatório.
Para inspirá-los, Fafá de Belém chega de surpresa ao estúdio, trazendo sua alegria marcante e boa música. Dessa vez, além de conquistar o paladar de Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin, os participantes vão ter de passar pelo crivo da convidada especial, que se junta ao júri para escolher os melhores e o grande vencedor da noite. Após a definição, os chefs revelam o 16º eliminado do programa.
Premiação
Além do troféu, grande símbolo do melhor chef amador do país, a SumUp irá rechear a conta do melhor cozinheiro da temporada com R$ 300 mil. A empresa também vai oferecer ao vencedor de cada prova individual um prêmio de mil reais. O novo MasterChef Brasil ganhará da Amazon R$ 5 mil em compras por mês, durante um ano, para ser usado na loja amazon.com.br. Já a Claro vai levá-lo com um acompanhante para um destino gastronômico inesquecível, com o intuito de conectá-lo com tudo o que mais ama. A Britânia dará ao vencedor produtos dignos de chef, enquanto a Brastemp o presenteará com uma cozinha completa da linha Gourmand. Já a Seara convidará o vencedor a participar do time de Chefs Influenciadores da marca para o desenvolvimento de receitas. O grande campeão ainda terá a oportunidade de fazer um curso de técnicas tradicionais da culinária francesa na Le Cordon Bleu Brasil. O segundo colocado também ganhará um curso de habilidades e técnicas da pâtisserie.
O MasterChef Brasil é uma coprodução Band/Endemol Shine Brasil/Discovery Home & Health baseada no formato da Endemol Shine Group. O talent show vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea no Portal da Band e no aplicativo BandPlay. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 19h40, no canal Discovery Home & Health.