Política
Tendência

ELEIÇÕES 2022 :Alta aprovação de Caiado aprofunda o racha e inviabiliza a oposição goiana

Sem nome competitivo para governador e sem se entenderam, PSDB, Patriota, PL, PT, PSOL e PSB podem comprometer inclusive a campanha proporcional (deputado federal e estadual)

Helton Lenine

Os principais partidos oposicionistas em Goiás – PSDB, Patriota, PL, PT, PSOL, contraponto ao DEM e aliados do governador Ronaldo Caiado, vivem momentos de fragilidade, em consequência dos insucessos eleitorais de 2018 e 2020. Esse clima de pessimismo toma conta dos dirigentes das legendas, o que poderá levar a uma revisão de estratégias e alianças para o pleito que se aproxima, o de 2022, quando haverá disputa para governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Para piorar a situação dos partidos de oposição, prefeitos recém-empossados admitem trocar de legenda, ingressando, principalmente no DEM, para reforçar o projeto de reeleição do governador Ronaldo Caiado. Os altos índices de aprovação da gestão de Caiado junto à população goiana geram pessimismo, preocupação e apreensão nas hostes oposicionistas estaduais, dificultando o lançamento de candidaturas majoritárias e o fechamento de alianças partidárias.

Pesquisas internas mostram que Caiado pode conquistar a reeleição, em 2022, já no 1º turno. Também revelam a decepção do eleitor em relação aos líderes dos partidos de oposição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo