Aparecida

Ingresso de Mendanha no Republicanos atrapalhará a reeleição de Rogério Cruz

Prefeito de Aparecida já avisou que tem interesse em disputar a prefeitura de Goiânia em 2024, atrapalhando os planos do partido ao qual cogita se filiar

Da Redação

Caso venha a se aventurar à eleição para o governo do Estado em 2022 e caso seja derrotado, hipótese que hoje é a mais cogitada diante do favoritismo do governador Ronaldo Caiado e das dificuldades que tem enfrentado para conseguir apoio para a sua candidatura, o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha deve transferir seu título de eleitor para disputar a prefeitura de Goiânia em 2024.

Fazendo o mesmo percurso do seu ex-“padrinho” Maguito Vilela, o plano de Mendanha o levaria a se transformar no principal obstáculo para que o prefeito Rogério Cruz seja reeleito – meta que hoje é a principal do seu partido, o Republicanos, para as eleições municipais de 2024, já que Goiânia é a principal cidade brasileira administrada pela legenda.

Essa perspectiva deve ser pesada pela direção do Republicanos em Brasília, que será preponderante na definição do posicionamento da agremiação em 2022 em Goiás. Não à toa, o governador Ronaldo Caiado se encontra regularmente com o presidente do diretório nacional, o ex-ministro e deputado federal Marcos Pereira, para conversar sobre a política estadual e avaliar a hipótese de apoio à sua reeleição.

A candidatura a senador do deputado federal João Campos é um dos fatores que influenciará a decisão do Republicanos. Campos pode, sim, formar na chapa que já tem Caiado para governador e o emedebista Daniel Vilela como vice. Mas não se trata de uma exigência incontornável, mesmo porque o parlamentar não tem perfil majoritário e não aparece bem nas pesquisas iniciais.

Evitar fortalecer um futuro adversário de Rogério Cruz, caso de Mendanha, pode ser muito mais interessante para o Republicanos. E realista. Goiânia é a vitrine da legenda e seu prefeito precisa ser fortalecido a todo custo, para enfrentar e ganhar a reeleição.

Por enquanto, segundo o Jornal Opção, “a grande pergunta no meio político é: o partido Republicanos — do deputado federal João Campos (seu presidente em Goiás), do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e do deputado estadual Jefferson Rodrigues — vai ficar com o governador Ronaldo Caiado (DEM) ou com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, para a disputa eleitoral de 2022?”.

O próprio jornal responde: “Não há como responder à pergunta com precisão, porque as peças do xadrez ainda estão sendo movidas, quer dizer, o jogo ainda não terminou. Mas, segundo conhecedores do modus operandi do Republicanos, a tendência (80%) é que apoie a reeleição de Ronaldo Caiado”, conclui.

Na verdade, esse percentual pode ser superior, talvez quase 100%. “O Republicanos estaria esticando a corda com o objetivo de bancar João Campos para senador na chapa de Ronaldo Caiado. Mas as apostas e interesses do Republicanos — de seus líderes locais e nacionais — são mais altas. Neste sentido, segundo um membro do partido, a maior possibilidade é de apoio ao governador”, arremata ainda o Jornal Opção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo