Pfizer antecipará 600 mil doses para crianças, e remessas de janeiro chegarão a 4,3 milhões
Previsão inicial era que o país recebesse 3,7 milhões de doses pediátricas da vacina contra a Covid este mês
Da Redação
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta segunda-feira, 10, que a Pfizer vai antecipar a entrega de 600 mil doses da vacina pediátrica contra a Covid. Com isso, o total de doses previstas para chegar em janeiro passou de 3,7 milhões para 4,3 milhões.
“Tenho uma notícia para vocês. Nós conseguimos antecipar com a Pfizer mais 600 mil doses da vacina pediátrica, agora no mês de janeiro. Então, serão 4,3 milhões de doses de vacina”, afirmou Queiroga para jornalistas na porta do ministério.
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em dezembro, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Como as doses ainda não chegaram, esse público ainda não começou a ser vacinado. A expectativa do governo é que a primeira remessa chegue ainda nesta semana. O ministério já havia informado anteriormente que as doses chegarão em lotes nos próximos meses. O Brasil tem 20 milhões de crianças nessa faixa etária.
Vacinação infantil
De acordo com o governo, a vacinação infantil ocorrerá:
-
em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas;
-
sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação;
-
com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.