Aparecida
Tendência

Covid: Mais de 22% dos testes realizados em Aparecida deram positivo

Índice revela afrouxamento das medidas de combate ao vírus no município

Eduardo Marques

Dos 423.080 testes RT-PCR para detecção da Covid-19 realizados em Aparecida de Goiânia, 22,12% deram positivo. Até a última quinta-feira, 13, o município havia confirmado 93.611 casos. Os bairros com maior incidência são o Jardim Buriti Sereno (4.249), Cidade Vera Cruz (3.806) e Jardim Tiradentes (3.035). Os altos números são reflexo do afrouxamento das medidas de combate ao vírus. Vacinação em massa é a principal arma para combater a doença, segundo especialista.

Em dezembro de 2021, foram realizados 10.847 testes na cidade com 828 positivos para a infecção, o que corresponde a 7,63% de positividade. “Naquele mês, a média diária de testes era de 400, mas a partir do dia 27 houve um aumento expressivo da demanda com mais de 800 testagens diárias. O pico foi atingido no dia 30, com 1.359 RT-PCR’s realizados em 24h. Agora, em janeiro de 2022, a média desses testes está em mais de mil por dia”, diz o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Vale lembrar que a pandemia de Covid-19 em Aparecida de Goiânia ainda não deu trégua. A Secretaria de Saúde de Aparecida informa que nas últimas 24 horas, último registro ocorreu na quinta-feira, 13, foram registrados 145 novos casos na cidade. Aparecida possuía 402 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames. De acordo com a pasta, 1.771 aparecidenses vieram a óbito em virtude da doença. Até o momento, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 geral estava em 67%.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destaca que a Campanha de Vacinação é a principal ação para combater a Covid-19. “A principal ação, sem dúvida, é a Campanha de Vacinação. É ampliar a segunda dose e a dose de reforço”. Segundo Queiroga, para conter o caráter pandêmico da doença, é necessário aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19, uma vez que a Campanha de Vacinação provou ser a iniciativa mais eficaz para combater o vírus. Em Aparecida, apenas 7,37% da sociedade geral recebeu a dose de reforço contra o novo Coronavírus. Foram 44.367 vacinas aplicadas.

A imunização em duas etapas atingiu apenas 59,91% da população geral do município. Foram 360.603 doses aplicadas na segunda etapa de vacinação. Já a primeira dose dos imunizantes alcançou 69,08% dos aparecidenses, com 415.773 doses aplicadas, segundo o Painel da Covid-19 da cidade do dia 27 de dezembro de 2021, último registro.

Magalhães destaca a importância de buscar assistência médica quando sentir os primeiros sintomas da Covid-19. “A testagem em massa é como um Raio X da pandemia, especialmente agora com a alta transmissibilidade da variante Ômicron. Com os testes, obtemos dados valiosos sobre os casos positivos e dessa forma a equipe de Telemedicina monitora e acompanha quem está infectado com exames laboratoriais a cada 48h, tomografia computadorizada e oxímetros que são emprestados para os pacientes levarem para casa. Quem precisar, deve se testar o quanto antes”, afirma Alessandro.

O teste de Covid-19 é feito mediante agendamento prévio pelo aplicativo Saúde Aparecida e 0800-646-15-90 ou encaminhamento médico. Neste último caso, o paciente precisa passar antes por uma consulta em qualquer unidade da rede, seja da Atenção Primária ou da Urgência, e ser avaliado pelo médico. Nos drives, bem como nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a testagem é feita das 8h às 16h. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) 24h e hospitais, o teste é feito em pacientes internados.

Ao todo, o município tem nove postos de testagem instalados em sete UBS’s e nos drives do Centro de Especialidades e do Hospital Garavelo. Todos funcionam de segunda à sexta-feira. As Unidades Básicas que realizam testagem são: Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Jardim Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo