Com polêmicas de arbitragem, Atlético-GO vence o Goiás e abre vantagem na luta pelo título
Presidente Esmeraldino chegou a declarar, que caso o Goiás conquiste o título no sábado, 2 de abril, jogará o troféu"no lixo"
Júnior Schumacher
E diante do maior público até então do Campeonato Goiano 2022, com, 11.723 pagantes, o Atlético Goianiense fez valer o fator casa, venceu o Goiás por 1 a 0 no sábado, 26, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, e largou na frente em busca da taça do torneio estadual.
Marlon Freitas, foi o autor do único gol da partida, em cobrança de pênalti aos 34 minutos da segunda etapa.
Com o resultado, o Dragão joga pelo empate no jogo decisivo do próximo sábado, 2 de abril, no Estádio Hailé Pinheiro ( Serrinha ), em Goiânia, para garantir o título. Ao Goiás cabe repetir o placar de um gol de vantagem e triunfar nas penalidades máxima, ou vencer por dois ou mais de diferença e levar o caneco direto.
Polêmicas
Cercado de muita expectativa pelo reencontro dos dois melhores times da atualidade do futebol goiano, o primeiro jogo da decisão do Goianão 2022 foi quente dentro e fora de campo.
Com intervenções do árbitro de vídeo (VAR), em várias oportunidades durante o segundo tempo, o jogo gerou descontentamento por parte de jogadores, comissão técnica e principalmente dirigentes das duas equipes, com maior ênfase por parte do lado esmeraldino.
O presidente executivo do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, chegou a mencionar que o ” Esgoto do futebol goiano tem nome e endereço”, se referindo a Federação Goiana de Futebol ( FGF ), e disse que o presidente da instituição, André Pitta, será pessoa “non grata”, na Serrinha no próximo sábado. Para complementar, o dirigente esmeraldino disse que irá ser campeão e jogará o troféu no “lixo”, na porta da FGF.
As principais reclamações do Goiás, se refere a expulsão do zagueiro Reynaldo, que após fazer falta no atacante atleticano Wellington Rato, recebeu cartão amarelo do árbitro Eduardo Tomaz, e após ser chamado pelo VAR, anulou o amarelo e aplicou o cartão vermelho.
E também no lance que gerou o único gol da partida. O meia do Atlético-GO Jorginho, após vários dribles no zagueiro esmeraldino Yan Souto, caiu dentro da área. Tomáz não foi verificar na cabine do árbitro de vídeo e seguiu com a marcação.