Economia

Goiás é o primeiro no ranking nacional na produção de sorgo e de girassol

Com 20 mil toneladas cultivadas na safra 2020/2021, Estado é responsável por 55,2% da produção nacional de girassol

Goiás ocupa a primeira posição no ranking nacional de cultivo de sorgo no País de um total de 907 mil toneladas produzidas na safra 2020/2021. É o que aponta a publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que traz dados consolidados das duas culturas e de mais 45 cadeias produtivas dos segmentos de agricultura, pecuária e silvicultura em Goiás.

Segundo os dados foram 377,9 mil hectares de área plantada do grão no último ciclo, com produtividade de 2,4 toneladas por hectare.

Além disso o Estado também lidera a produção nacional de girassol com cerca de 20 mil toneladas cultivadas, das 36,2 mil toneladas produzidas no Brasil durante a safra 2020/2021.

Os municípios que se destacam na produção de sorgo são Rio Verde, Goiatuba e Paraúna, ocupando o primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. Além disso, as cidades de Cristalina, Acreúna, Catalão, Ipameri, Itaberaí, Campo Alegre de Goiás e Bom Jesus de Goiás também estão entre os maiores produtores. Quanto a produção de girassol os munícipios goianos com grande destaque foram Catalão, Ipameri e Piracanjuba.

A colheita do girassol em Goiás tem previsão até o próximo dia 15 de julho para acontecer, conforme calendário de semeadura estabelecido conforme Instrução Normativa nº 01, de janeiro deste ano, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

A Radiografia do Agro traz como fontes de pesquisas levantamentos feitos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa).

Foto: Wenderson Araujo/CNA

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo