Anvisa decide a favor da liberação de CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos
O pedido foi feito pelo Instituto Butantan em março desse ano.
Aconteceu na quarta-feira (13) às 14:30, a reunião da diretoria da Anvisa que decidiria a favor ou contra a liberação do uso da vacina brasileira contra Covid-19, a CoronaVac, em crianças de 3 a 5 anos. Até então, a aplicação do imunizante era permitidas apenas em crianças de 5 a 17 anos.
Os diretores da Anvisa se reuniram para deliberar sobre a autorização do uso emergencial da vacina em uma reunião que durou cerca de 4 horas foi transmitida pelo canal oficial da agência no Youtube. A reunião contou com a presença de Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa e o restante da banca de diretores.
A decisão foi tomada através de votos e, por unanimidade, foi decidido a favor do uso emergencial da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos, mediante a processamentos específicos. Durante a reunião, o presidente Antonio Barra Torres afirmou que:
“A decisão sobre como, quando e se a vacina será adotada se dará pelos gestores de saúde.”
Após o início da vacinação, o instituto Butantan deve apresentar um panorama geral dos índices de efetividade da CoronaVac na faixa etária estabelecida, assim como acompanhar os efeitos da vacina na faixa etária. A reunião se encerrou às 18h:30 da noite de quarta (13).