Entretenimento

Dia mundial do Rock, conheça a história da data

O gênero surgiu na década de 40 e carrega uma legião de fãs até os dias de hoje

“Hoje é dia de Rock, bebê”, é um jargão usado pelos fãs do gênero musical que possui mais de 70 anos. O Rock surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 40 e 50, com elementos baseados em estilos musicais precedentes como o Jazz e o Blue.

Freddie Mercury e Brian May, vocalista e guitarrista do Queen, no festival Live Aid (1985). Foto: Reprodução/Getty Images

Considera-se Sister Rosetta Tharpe, a “mãe do Rock”, como a precursora do gênero musical com a música “Strange Things Happening Everyday” (Coisas estranhas acontecendo todo dia)

Anos mais tarde, Sister Rosetta quebrou padrões ao sair em turnê com uma banda de rock formada apenas por homens brancos, em uma das épocas mais segregacionistas dos Estados Unidos.

Nas décadas seguintes, o Rock passou por diversas transições, ramificando-se em subgêneros como o Classic Rock, o Metal, o Punk Rock e até mesmo o Pop Rock.

Apesar da ascensão do gênero Pop, o Rock não perdeu seu charme, e continua encantando novas gerações que apreciam artistas novos e artistas conhecidos, como a banda Guns N’ Roses, que faz show em Goiânia em setembro de 2022.

O Dia Mundial do Rock, no entanto, é comemorado apenas no Brasil – apesar do nome. A data faz referência a realização do festival Live Aid, que foi realizado para arrecadar fundos para famílias pobres da Etiópia.

O festival – realizado em 13 de Julho de 1985, nos estádios Wembley (UK) e John F. Kennedy (US) – contou com a participação de bandas como Queen, ocasião onde o vocalista Freddie Mercury conduziu a plateia a cantar “eee ooh”, marcando a história do Rock.

A banda Queen trará a Goiânia uma edição do show Queen Experience In Concert, na próxima sexta-feira (13). O concerto será realizado no Teatro Rio Vermelho e ingressos ainda estão disponíveis .

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo