Esporte

Delegação goiana conquista 1º lugar geral no Campeonato Brasileiro de Karatê

Ao todo foram 490 medalhas, sendo 128 de ouro, 131 de prata e 231 de bronze

Competição contou com a participação de mais de 2 mil atletas de 18 estados. Foto: Reprodução/Internet

A delegação goiana, com mais de 500 atletas, conquistou no fim de semana a primeira colocação geral no Campeonato Brasileiro de Karatê, que foi disputado no Ginásio Newton de Faria, em Anápolis. A competição contou com  a participação de quase 2 mil atletas.

 

Ao todo, os karatecas goianos subiram ao pódio 490 vezes, com 128 medalhas de ouro, 131 de prata e 231 de bronze. Os resultados desbancaram as delegações do Pará, Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, que vieram logo atrás e fecharam o ranking dos cinco primeiros.

 

O torneio teve 78 categorias, das mais diversas faixas etárias.

 

Boa parte dos atletas que representaram o Estado na competição são do Projeto Construindo Campeões, programa do Governo de Goiás que oferece aulas de artes marciais em mais de 60 municípios goianos, com foco em crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino.

 

Um dos destaques goianos da competição foi Paulo Henrique Valadão. O goiano de 12 anos conquistou três medalhas de ouro, nas disputas de kumite individual e em equipe, e no kata individual. Bolsista do Pró-Atleta, o karateca exaltou suas conquistas no Campeonato Brasileiro.

 

“Foi uma experiência muito boa. Serviu de preparação para o Campeonato Pan-Americano da JKA, que eu vou disputar em novembro, no Chile. Com o que eu fiz aqui, acho que tenho condições de buscar uma medalha para o nosso país”, afirmou.

 

Superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo da Seel, Mário Kanashiro ressaltou a importância de sediar uma competição deste porte.

 

“Goiás vem se tornando uma referência do karatê no Brasil. Ano passado sediamos o Campeonato Brasileiro da JKA (Japan Karate Association), no Ginásio Rio Vermelho, e agora o campeonato da CNKB (Confederação Nacional de Karatê do Brasil). Estamos trazendo atletas do mais alto nível de 18 estados brasileiros para cá. Isso potencializa e eleva nosso nível”, destacou o superintendente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo