Aparecida sofre com chuva acima da média
Cidade teve ruas inundadas pela chuva, muros destruídos pelo vento e excesso de água
Aparecida de Goiânia e Goiânia, capital do estado, estão sofrendo com a grande quantidade de chuva que cai sobre as duas cidades desde domingo, 29, quando as ruas das duas cidades ficaram alagadas, muros caíram, árvores foram arrancadas e o trânsito ficou caótico.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), no domingo, em cerca de 2 horas choveu mais de 57 milímetros em Goiânia. Em Aparecida de Goiânia a forte chuva trouxe 80 milímetros em 1h 30. O volume é o esperado para cerca de uma semana.
Na segunda-feira, 30, outra forte chuva com vento, grande quantidade de água e granizo assustou os moradores de duas cidades. Em imagens que circulam na internet é possível ver a grande quantidade e a força da água.
Na BR-153, no trecho que liga Goiânia a Aparecida, as pistas se transformaram em verdadeiros rios que dificultavam a passagem de até carros altos. Outras cenas mostram a Unidade Básica de Saúde Flamboyant completamente tomada pela água que invadiu o local. Na Vila Brasília e no Jardim Bela Vista as ruas foram também tomadas por água.
Luana Souza Costa, 42 anos, voltava do trabalho em Goiânia, por volta das 15h15, quando passou pela BR-153 e viu que a chuva estava prestes a começar. “Eu olhei para o céu e vi que vinha muita chuva. Logo lembrei dos estragos que havia visto na televisão sobre o final de semana. Parei o carro em um local mais seguro e fiquei lá por volta de 1h55 minutos. A chuva estava muito forte e o vento também. O carro parecia que ia virar”, contou.
A mesma situação foi vivenciada pelo entregador de aplicativo Eder Gomes, 25. Ele estava saindo de Aparecida com destino a Goiânia para efetuar algumas entregas, quando decidiu buscar um abrigo. “A chuva e o vento estavam muito fortes, não tinha condições de continuar. Resolvi parar. Busquei abrigo em um posto, mas vi que muita gente não teve essa consciência. Tá cheio de vídeos de carros e motos rodando na chuva”” conta.
As duas cidades estão sob alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até terça-feira, ao meio-dia. O alerta chama a atenção para chuvas intensas com mais de 50 milímetros, ventos que podem chegar a 100 km por hora, queda de granizo, falta de energia elétrica e alagamentos.
Segundo André Amorim, gerente do Cimehgo, a previsão é de mais chuva de grande intensidade até o final de semana. O recado dele é claro sobre o que fazer durante as chuvas dos próximos dias. “Sabemos que virão chuvas de grande intensidade, com vento, raios e trovões. Desta maneira, quando começar a chover, a melhor solução é procurar um abrigo para evitar alagamentos e riscos a vida”, finalizou.
Leia a matéria na integra na edição impressa da terça-feira.
Leia também: https://www1.diariodeaparecida.com.br/cresce-o-numero-de-transacoes-em-restaurantes-por-quilo-em-goias/