Mais de 2 mil motoristas tiveram CNH suspensa em Goiás por embriaguez ao volante apenas em 2023
Detran alerta que fiscalização será intensificada durante o Maio Amarelo, com 48 ações para conscientizar a população sobre as responsabilidades individuais para um trânsito mais seguro
O presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), delegado Waldir Soares, anunciou que mais de 2 mil motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por dirigirem embriagados nos primeiros quatro meses de 2023. A informação foi divulgada durante uma Blitz Educativa em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na sexta-feira, 5, marcando a abertura do Maio Amarelo, campanha mundial de conscientização contra acidentes de trânsito.
“Nós estamos no Maio Amarelo, mês em que realizamos um trabalho de conscientização nas rodovias e que também ampliamos a fiscalização. E foi justamente a fiscalização que fez com que, de janeiro até abril, fossem suspensos mais de 2 mil carteiras de habilitação de motoristas flagrados dirigindo embriagados. É um dado extremamente importante que mostra que o motorista continua puxando o gatilho. Ao dirigir embriagado, ele proporciona um aumento no número de acidentes e de mortes”, disse delegado Waldir.
Dados do Detran-GO mostram que os condutores flagrados dirigindo após a ingestão de bebidas alcoólicas são multados e respondem a processo administrativo que pode resultar na suspensão da CNH por 12 meses. Após cumprir a suspensão, eles devem passar por curso de reciclagem de 30 horas/aula para voltar a ter o direito de dirigir. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, Goiás registrou 1.732 mortes no trânsito no ano passado. Nos primeiros quatro meses de 2023 o número é de 442 óbitos.
O presidente também ressaltou a importância das parcerias desenvolvidas com outros órgãos de segurança, como a realizada ontem com a PRF. O Detran-GO conseguiu aumentar em mais de 100 o número de agentes de fiscalização por meio do convênio com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) na capital.
Também foi firmado um acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e Polícia Militar para inibir o estacionamento irregular. “Vamos ampliar o trabalho para o interior, valorizando o condutor que respeita as leis de trânsito”, afirmou delegado Waldir.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a intenção de alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
Neste ano, a campanha Maio Amarelo promovida pelo Detran conta com 48 ações, incluindo palestras, blitzen, Detranzinho, e campanhas educativas. Os trabalhos foram iniciados no dia 2 de maio e seguem até 31 de maio. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, escolha a vida”.
A programação também inclui campanhas publicitárias com vídeos, spots e material gráfico convidando a população a fazer o uso seguro das vias.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp
Repórter: Diogo Luz