Um recente levantamento realizado pela Serasa, intitulado Perfil de Crédito do Brasileiro, trouxe à tona as principais características dos consumidores e seus hábitos de uso do cartão de crédito.
A pesquisa, que ouviu 3.097 pessoas da base Serasa entre os dias 2 de abril e 2 de maio, revelou que a maioria dos entrevistados (36%) se considera como Consumidor Consciente, utilizando o crédito como uma ferramenta de organização financeira para lidar com as despesas diárias.
Entre os dados levantados, destaca-se o fato de que mais da metade dos brasileiros (52%) possui três ou mais cartões de crédito, sendo que 35% deles justificam essa multiplicidade como forma de somar os limites disponíveis.
Amanda Rapouzo, diretora de Serasa Crédito, interpreta esse comportamento como um reflexo do uso do cartão de crédito pelos brasileiros como uma maneira de regularizar suas despesas, mesmo que isso envolva o gerenciamento de mais de uma fatura.
No contexto do orçamento familiar, o cartão de crédito desempenha um papel relevante, sendo utilizado principalmente para compras parceladas (61%) e para aquisição de produtos essenciais (37%), como supermercado, lojas de varejo e combustível. Além disso, 14% dos entrevistados afirmaram utilizar o cartão como complemento de renda.
A pesquisa também identificou 10 perfis de usuários com base nos hábitos de uso do cartão de crédito. Dentre eles, os Consumidores Conscientes correspondem à maior parte dos entrevistados (36%), demonstrando compreender o cartão como uma ferramenta para a organização financeira. Em contrapartida, 19% se enquadram no perfil de Gestores Básicos, que utilizam o cartão de crédito de forma cotidiana para complementar a renda ao pagar contas básicas, como água, luz e gás.
Amanda ressalta que atualmente há uma diversidade de opções de cartões que oferecem serviços adequados às necessidades dos consumidores. Segundo ela, os brasileiros ‘’buscam oportunidades que facilitam o controle do orçamento mensal, priorizando benefícios como anuidade zero, opções de parcelamento, taxa zero para transações bancárias e limite de crédito’’.
Consumo
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 67% dos consumidores brasileiros utilizam o cartão de crédito pelo menos uma vez ao ano. O grande problema constatado pelo levantamento é que o número de pessoas que não sabem como usar o cartão de crédito de maneira responsável é também bastante alto.
Três em cada dez consumidores que utilizam o cartão não fazem um controle dos gastos mensais, enquanto 33% acreditam que a forma de pagamento oferece o risco de perder o controle das compras e acabar se endividando.
Ainda de acordo com a Serasa, a média de endividamento é de 43% no Brasil, mas ultrapassa a metade do total da população adulta de cinco estados do País.
Goiás está fora do topo do ranking nacional, mas registra cerca de 2,8% do total de endividados no Brasil.
Leia a versão impressa do Diário de Aparecida desta quarta-feira (17)