BrasilGoiás
Tendência

Turismo em Goiás teve alta de 8,5% no primeiro trimestre em 2023

Dados são de um levantamento divulgado pela Fecomércio no estado

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) divulgou nesta quinta-feira (25) as previsões de crescimento do setor de serviços para o segundo semestre de 2023. Os números indicam um crescimento significativo do setor, com destaque para o turismo e a criação de novos empregos.

O responsável pela divulgação foi o consultor de economia e investimento da Fecomércio-GO, Bruno Ribeiro, que abordou temas como as projeções de desempenho da cadeia de serviços, incluindo o turismo. “Os resultados demonstram um crescimento acima da média nacional, fruto do desempenho geral da economia do estado em 2023”, afirmou Ribeiro.

PIB

Os dados destacam o papel do turismo goiano a nível nacional, mostrando um crescimento expressivo tanto no Produto Interno Bruto (PIB) nacional quanto no PIB goiano. Enquanto o PIB nacional teve um crescimento de 1,6%, com o setor de serviços liderando o avanço com 5,6%, (comparado ao último trimestre de 2022) o PIB goiano tem uma expectativa de crescimento de 7%, com destaque igualmente relevante para o setor de serviços, que espera crescer 8,5%.

Turismo em destaque

Dentre os setores do turismo em destaque estão as agências de viagens, as acomodações (hotéis, pousadas, resorts, entre outros), o transporte de passageiros, a gastronomia (restaurantes, cafés, bares, teatros, etc.), os serviços de guia e turismo, além das feiras e convenções.

No primeiro trimestre deste ano, o setor de turismo em Goiás registrou um crescimento de 8,5%. O mês de fevereiro se destacou, apresentando um crescimento de 22,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Participação da Fecomércio e sindicatos

A Fecomércio tem desempenhado um papel ativo no impulsionamento do setor de turismo, por meio de ações como o estímulo à vacinação, a divulgação de pontos turísticos em parceria com o setor público e o fomento a grandes eventos, como espetáculos, feiras e congressos.

Além disso, sindicatos relacionados ao setor, como o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares (Sinbares) e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindiposto), têm tido uma participação ativa. A qualificação profissional também é valorizada, com cursos oferecidos nas áreas de gastronomia, inclusão digital e hotelaria.

Esses esforços têm contribuído para a consolidação da tendência de crescimento do setor de serviços em Goiás, que tem apresentado altas consecutivas e robustas. A renda média dos goianos está acima da média nacional, e a intenção de consumo das famílias vem aumentando em todas as faixas salariais.

As expectativas para o setor de serviços são positivas, e espera-se que ele continue impulsionando a economia tanto a nível local quanto nacional, consolidando-se como o grande destaque deste ano. Estima-se que o turismo movimente cerca de R$ 1 bilhão no estado ao longo deste ano.

Seguindo essa tendência, 2023 será marcado pelo pleno retorno à normalidade pós-pandemia, com Goiás se destacando nacionalmente no crescimento econômico e na geração de empregos.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo