TravelTurismoTurismo em Goiás
Tendência

Cidades de Goiás tem águas quentinhas a 37,5 graus e muita beleza natural

Caldas Novas e Rio Quente compõem o maior aquífero de águas termais do mundo e são um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil

Em 2023, Goiás comemora o tricentenário da descoberta das águas termais de Caldas Novas e Rio Quente. Segundo a tradição local, os indígenas já se beneficiam das propriedades curativas das águas quentes há séculos. Uma história fascinante que nos leva a refletir sobre a importância da preservação desses tesouros naturais.

Goiás é um verdadeiro paraíso para os amantes de fontes termais, com águas que chegam a uma temperatura média de 37,5°C. E, ao contrário do que muitos pensam, esse fenômeno não é resultado do vulcão extinto em Caldas Novas. Na verdade, é o calor interno da Terra que cria essa maravilha natural. Em outras palavras, Goiás é um verdadeiro presente da mãe natureza para quem busca relaxamento e bem-estar.

Origem
Durante o período colonial, no século XVIII, a região foi explorada por bandeirantes que, ao descobrirem as águas termais, passaram a utilizá-las para fins terapêuticos. Com o passar do tempo, a cidade de Caldas Novas foi fundada no século XIX, tornando-se um importante centro de turismo e saúde devido aos benefícios das águas quentes. Desde então, a cidade tem se desenvolvido e atraído visitantes de todo o país em busca de tratamentos terapêuticos e relaxamento.

A região de Caldas Novas e Rio Quente é um verdadeiro paraíso para quem busca os benefícios das águas quentes. Desde a década de 1970, quando o Grupo Rio Quente adquiriu a área e construiu um complexo turístico com parques aquáticos, hotéis e resorts, a região não para de crescer e se desenvolver. Hoje, é um dos principais destinos turísticos do Brasil, atraindo milhões de visitantes todos os anos em busca de tranquilidade, relaxamento e diversão. Com uma infraestrutura turística de primeira linha, a região oferece tudo o que os visitantes precisam para uma estadia inesquecível. Não é à toa que Caldas Novas e Rio Quente são considerados verdadeiros tesouros do turismo nacional.

A cidade de Rio Quente é um verdadeiro tesouro para os amantes de fontes termais. Com o único rio aquecido do mundo, suas águas variam de 26°C a 47°C, proporcionando uma experiência única e revigorante. Foi nesse município que a paixão pelas águas termais teve início, em 1722, quando o bandeirante Bartolomeu Bueno Filho descobriu essa riqueza do centro do Brasil.

Localizada na base da Serra de Caldas Novas, a cidade abriga o Rio Quente Resorts, uma das melhores hospedarias do país, e o incrível Hot Park, com atrações para todos os gostos. Além disso, o Rio Quente preserva as riquezas naturais do Cerrado e possui uma infraestrutura capaz de utilizar as águas aquecidas da região para abastecer todas as atrações.

Se você está em busca de um lugar para relaxar e se divertir, Rio Quente é o destino perfeito. Venha desfrutar das águas termais e da beleza natural dessa cidade encantadora.

Como surgem as águas termais? 
As fontes termais são um fenômeno natural fascinante e intrigante. Mas como elas se formam? Quando as chuvas caem, a água não segue o caminho convencional, escorrendo para rios e oceanos. Em vez disso, ela se infiltra no solo e começa a descer cada vez mais fundo. À medida que avança, a água é aquecida pelo calor natural do planeta, até que atinge um ponto em que a pressão se torna insuportável. É então que ela encontra uma forma de voltar à superfície, dando origem às fontes termais.

Embora essas fontes possam surgir em regiões vulcânicas, no Brasil elas são resultado da temperatura do planeta, como podemos ver em locais como Caldas Novas, Chapada dos Veadeiros, Lagoa Santa e Rio Quente. É um processo fascinante que nos lembra da força e da beleza da natureza.

Águas termais fazem bem à saúde?

As fontes termais são amplamente reconhecidas por seus benefícios à saúde. Mas será que essas afirmações são verdadeiras? De fato, devido ao vapor, essas fontes proporcionam alívio para o sistema respiratório, ajudando a descongestionar sintomas de gripe e rinite alérgica. Além disso, elas promovem o relaxamento do corpo, aliviam dores reumáticas, combatem o cansaço físico e auxiliam na regulação da pressão arterial. Portanto, visitar um local com fontes termais pode ser uma excelente forma de cuidar da saúde física e mental.

Ano comemorativo 

O Governo de Goiás lançou uma campanha em comemoração aos 300 anos da descoberta das Águas Quentes, um dos principais destinos turísticos do Brasil. A celebração começou com o lançamnento do selo comemorativo. A iniciativa, realizada em parceria com as prefeituras de Caldas Novas e Rio Quente e a Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (AQUA), promoverá uma série de eventos ao longo do ano, incluindo um festival gastronômico, lançamento de trilha ecológica e Natal das Águas Quentes.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, enfatizou a importância do investimento na valorização das águas termais, que vai além do turismo, abrangendo também o meio ambiente, empreendedorismo e saúde. Ele destacou ainda a conexão entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, que consolidam a maior estância hidrotermal do mundo. 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo