EsporteNotícias
Tendência

Comissão de Esporte aprova mudanças no Estatuto do Torcedor

Principal alteração é o aumento da pena para atos de violência em eventos esportivos

A Comissão de Esporte do Senado aprovou mudanças no Estatuto do Torcedor, nesta quarta-feira (23). O projeto do senador Jorge Kajuru propõe mudanças. A principal alteração é o aumento da pena para atos de violência em eventos esportivos, passando de 2 para 4 anos de prisão, além de multa. A proposta também prevê punição mais severa quando houver utilização de armas ou artefatos que possam causar danos físicos.

O senador Jorge Kajuru, autor do projeto, considera a atual punição do Estatuto do Torcedor como “insignificante”. Segundo ele, é comum que torcedores envolvidos em atos violentos sejam apenas conduzidos à delegacia e posteriormente liberados. Em contrapartida, países como a Inglaterra possuem penas mais rigorosas para esse tipo de crime.

A proposta do senador goiano busca acabar de uma vez por todas com a violência nos estádios de futebol. Acreditando que uma punição mais severa pode desencorajar tais comportamentos, Kajuru defende o aumento da pena para promotores de tumulto, incitadores de violência e invasores de locais restritos a competidores em eventos esportivos.

Além disso, o projeto também qualifica o delito quando há o uso de armas ou artefatos explosivos. Nesses casos, a pena pode chegar a 5 anos de prisão, além da multa. A intenção é coibir práticas que possam causar danos físicos graves durante eventos esportivos.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo