GoiásNotícias
Tendência

CelgPar pode ser privatizada em Goiás

A possibilidade foi anunciada pelo presidente da companhia José Fernando Pena

A CelgPar (Companhia Celg de Participações) pode ser privatizada em Goiás. A possibilidade foi anunciada pelo presidente da companhia José Fernando Navarrete Pena ao Jornal Opção.

A CelgPar é uma empresa de capital misto com participação majoritária do Governo de Goiás. José Fernando explicou que a CelgPar atua como uma holding acionária, sendo responsável por manter participações em outras empresas do grupo.

Entre essas empresas, destaca-se a Celg-D, uma distribuidora de energia elétrica que iniciou seu processo de desligamento do grupo em 2011 e foi privatizada em 2017.

Outra empresa do grupo, a Celg-GT, foi desmembrada e sua transmissão foi privatizada, sendo adquirida pela empresa portuguesa EDP. A geração de energia elétrica foi incorporada à CelgPar, que atualmente possui duas concessões próprias e seis investidas.

Agora, o presidente da CelgPar afirma que o processo de privatização está em fase preliminar. Será realizada uma licitação para contratar uma empresa especializada que irá examinar os cenários oferecidos pelo mercado para essa privatização. A ideia é avaliar se a privatização da CelgPar é viável e rentável para o Estado de Goiás.

O estudo sobre a privatização da CelgPar demonstra uma possível mudança no cenário energético de Goiás. A venda da participação acionária do governo na empresa pode trazer benefícios, como a entrada de novos investidores e a melhoria na eficiência operacional. No entanto, é necessário analisar com cautela os impactos dessa privatização, garantindo que a população não seja prejudicada com aumento nas tarifas de energia.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo