Goiás OnlinePolítica
Tendência

Caiado destaca segurança pública como pilar de sustentação da democracia

Governador apresentou como Goiás conseguiu diminuir os índices de violência durante o II Encontro do Grupo Liberdade e Democracia, que reúne mais de 200 líderes político



Em sua participação no II Encontro do Grupo Liberdade e Democracia na Argentina, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB),  que também é pré-candidato a presidente da República, enfatizou que “sem segurança pública, a democracia é frágil”. Ele defendeu essa visão perante mais de 200 líderes políticos de diversos países presentes no evento, realizado na  sexta-feira (22/09).

Caiado foi convidado a falar no painel “Como combater o populismo cultural e fortalecer uma narrativa de liberdade”, que teve mediação do ex-ministro secretário-geral do Governo do Chile, Jaime Bellolio. O governador de Goiás disse em sua participação no evento que a segurança pública eficiente é uma forma de garantir direitos básicos das sociedades democráticas, como o de ir e vir, a defesa da integridade física e do patrimônio.  Caiado participou de um dos painéis do evento, ao lado de representantes do México, Uruguai e Venezuela, e destacou a importância do diálogo e da discussão conjunta de medidas para fortalecer as democracias locais.

 “Democracia e liberdade são faces da mesma moeda, mas são frágeis e podem ser utilizadas pelo populismo, que escravizam a estrutura do regime democrático”, disse. Seguindo esta linha de raciocínio, Caiado defendeu que ações em segurança contribuem para a atuação do Estado Democrático de Direito e para o controle do narcotráfico,  que, ao seu ver, é um dos principais problemas atuais enfrentados na América Latina. 

Utilizando o trabalho que vem sendo desenvolvido em Goiás como exemplo, Caiado afirmou que sua gestão tem atuado com firmeza para impedir a infiltração do crime nas estruturas de poder:  Para comprovar ele citou as medidas que tem sido adotadas no estado. Entre elas, destacou a vigilância nas penitenciárias, o fim das visitas íntimas para detentos, o policiamento no campo e o emprego de efetivo para coibir assaltos a bancos,  crime que não é registrado em Goiás desde 2019. 

A fala de Caiado neste encontro internacional coloca o Governador de Goiás em destaque nacional mais uma vez. Ao abordar a segurança pública e mostrar bons resultados nesta área, ele atinge 71% dos brasileiros que, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, se sentem inseguros. Em contrapartida, Goiás tem avançado a passos largos no combate à criminalidade, conforme mostra o Observatório da Segurança Pública do estado de Goiás. 

Dados divulgados pelo Governo de Goiás, no início de julho e que são referentes ao primeiro semestre deste ano, mostram que Goiás apresentou diminuição nos índices de criminalidade. Homicídios dolosos reduziram em 12,3%, enquanto latrocínios caíram impressionantes 80%. De 246 municípios, 128 não registraram homicídios e 97 deles não tiveram crimes violentos contra o patrimônio. Os roubos a transeuntes, veículos, comércios, residências e cargas também registraram quedas significativas. Na luta contra a violência de gênero, foram lançadas ferramentas como o aplicativo “Mulher Segura”, que já obteve mais de 5.000 downloads e gerou 241 RAIs. Além disso, houve um aumento de 139,42% nos acompanhamentos de Medida Protetiva de Urgência em 2023 em comparação a 2022.

As estatísticas do Observatório de Segurança Pública revelam ainda que, no período, foram cumpridos 3.772 mandados de prisão e apreensão, e mais de 20 toneladas de drogas foram apreendidas. Tais dados são reflexo do compromisso e das estratégias avançadas adotadas pelo governo goiano, demonstrando eficácia em suas ações de segurança pública e a priorização da integridade dos cidadãos goianos.

Outros participantes

Durante o Encontro, o presidente do Equador, Guillermo Lasso, endossou o discurso de Caiado. “O narcotráfico tem avançado com maior rapidez do que as leis e as medidas para o combater. Deve ser enfrentado com precisão e sem ambiguidades”, salientou. 

A ex-deputada María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, destacou os efeitos negativos do populismo. “A Venezuela recebia cidadãos de todo o mundo, mas hoje quase 8 milhões de venezuelanos migraram e estão espalhados”, contextualizou. “São esses fatos que fizeram a Venezuela despertar e os venezuelanos entenderem que o socialismo e o populismo representam miséria, humilhação e separação familiar”, discursou.

O ex-presidente da Argentina e anfitrião, Maurício Macri, reforçou a importância do evento para que as lideranças possam alinhar objetivos comuns: “Toda a sociedade civil e todo o mundo empresarial têm de participar deste debate, criar uma narrativa que valoriza o empreendedorismo, o desenvolvimento pessoal, agindo em conjunto sem estar sujeito a este tipo de autocracias e a ideias destrutivas”. 

Encontro

Com o tema “Uma nova narrativa para a mudança política”, o evento segue com programação até sábado (23/09) e conta com a participação de nomes de destaque na política da América do Sul, como o ex-presidente da Colômbia Iván Duque; o ex-presidente do México, Felipe Calderón; e o ex-presidente da Bolívia, Jorge Quiroga. Do Brasil, também integraram a programação o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o senador pelo estado do Paraná, Sergio Moro. 

Segurança Pública de Goiás é reconhecida nacionalmente 

Não é segredo para ninguém que Caiado trabalha para transformar a segurança pública de Goiás em referência para todo o Brasil. Desde o início de sua gestão em 2019, Caiado tem investido significativamente em segurança pública, sendo este um dos pilares de sua administração. O estado de Goiás, sob sua liderança, tem registrado quedas contínuas nos índices de criminalidade, especialmente nos primeiros seis meses de seu segundo mandato.

Esse compromisso com a segurança pública não passou despercebido no cenário nacional. Flávio Dino, Ministro de Justiça e Segurança do Governo Lula, ao visitar Goiás no início de julho, elogiou o empenho do estado, afirmando que o “crédito de Goiás é ilimitado” nessa área. Durante a visita, foi realizada uma cerimônia de repasse de 56 viaturas e equipamentos do Pronasci 2 para fortalecer ainda mais a segurança do estado.

O trabalho de Caiado também foi enaltecido por Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto) durante uma aparição em um programa partidário em junho. ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, elogiou Goiás por se tornar uma referência no combate ao crime em tão pouco tempo.

Leia também a edição impressa deste sábado 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo