Goiás está se preparando para enfrentar uma nova onda de calor, com previsão de temperaturas que podem chegar até 41°C em algumas regiões. Esse calor intenso será comparável ao registrado em setembro, que foi considerado o mês mais quente deste ano. O aumento nas temperaturas é atribuído a um sistema de alta pressão atmosférica que está sobre a região, dificultando a formação de nuvens de chuva.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) alerta que o calor se intensificará a partir do final de semana, com previsão de 38°C em Goiânia e temperaturas ainda mais elevadas, chegando a 40°C a 41°C, em regiões como o norte, noroeste e o Vale do Araguaia.
André Amorim, gerente do Cimehgo, explicou que para caracterizar uma onda de calor é necessário um aumento de 5°C na temperatura, mantendo-se esse quadro por pelo menos cinco dias consecutivos. Entretanto, Amorim ressaltou que ainda é necessário aguardar para confirmar se as condições serão suficientes para formar a onda de calor.
“Estamos prevendo aproximadamente dez dias sem chuva, o que resultará no aumento significativo das temperaturas”, afirmou Amorim.
Durante esse período, é crucial adotar medidas de precaução para evitar problemas de saúde relacionados ao calor. Recomenda-se evitar a exposição direta ao sol, especialmente durante as horas mais quentes do dia, além de manter-se bem hidratado, ingerindo bastante líquido.
A população de Goiás está sendo alertada para ficar atenta às atualizações meteorológicas e tomar as devidas precauções para enfrentar esse período de calor extremo, buscando proteger-se e manter-se hidratada para garantir a segurança e o bem-estar durante essa fase de temperaturas elevadas.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.