Caiado e Vilmar abrem campanha de Vacinação contra a dengue em Aparecida de Goiânia
Evento aconteceu às 8h30 desta quinta-feira (15) na UBS Santa Luzia, região leste do município
O governador Ronaldo Caiado e o prefeito Vilmar Mariano abrem juntos a Campanha de Vacinação contra a Dengue em Aparecida de Goiânia. O lançamento será nesta quinta-feira (15), às 8h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia, na região leste da cidade.
De forma sincronizada, a Campanha de Vacinação contra a Dengue em Goiás começa nesta quinta-feira (15) em todos os municípios. Em Aparecida, 14.492 doses da Qdenga estarão disponíveis em 38 postos para crianças de 10 e 11 anos.
Vale lembrar que a faixa etária, que originalmente foi definida de 10 a 14 anos, está restringida, neste momento, para 10 e 11 anos, em função do quantitativo reduzido de doses recebidas pelo Ministério da Saúde.
Para receber o imunizante, os menores deverão apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação, além de estarem acompanhados de um responsável maior de idade. Com o objetivo de facilitar o acesso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também levará o imunizante para as escolas da cidade.
A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Tanto quem já teve dengue quanto quem nunca foi infectado pode receber o imunizante.
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, explica que, conforme novas doses da vacina cheguem à cidade, a imunização será ampliada para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
“O público-alvo da vacinação foi definido pelo Ministério da Saúde considerando os grupos que apresentam maior número de casos, complicações e óbitos pela doença. Assim, começamos com as crianças de 10 e 11 anos, mas iremos ampliar até os 14 anos”, enfatiza o secretário.
A superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, destaca que a Qdenga foi incluída no Programa Nacional de Imunizações, do Sistema Único de Saúde, neste ano e que todas as decisões sobre a vacinação vêm desse programa. “Aparecida está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e vai trabalhar para proteger o maior número de pessoas.”
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, lembra que a vacinação escolar é uma estratégia que funciona muito bem na cidade. “Sempre alcançamos bons resultados quando levamos a imunização para as escolas. Lá estão as crianças, e essa facilidade ajuda muito os pais, que na correria do dia a dia têm dificuldades para se deslocarem até uma unidade de saúde”, comenta.
Ela reforça que a vacina é segura e necessária: “Toda a população tem acompanhado nos jornais o aumento de casos da dengue e mais do que nunca precisamos proteger nossas crianças. A dengue é uma doença grave e que mata.”
Mesmo com a chegada dos imunizantes, cuidados sevem continuar
O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES–GO), Luciano de Moura Carvalho, reforça que, mesmo com a chegada das vacinas, os cuidados não devem parar.
“Todas as novas estratégias são bem-vindas. É uma alegria receber as primeiras doses, mas precisamos ter em mente que o resultado da vacina é a médio e longo prazo, então não podemos descuidar das medidas de controle do vetor.”
Luciano de Moura reforça a importância do envolvimento da população no combate ao mosquito vetor da doença. “É imprescindível, neste momento, um esforço para eliminar os criadouros do mosquito e, ao sentir os primeiros sintomas, iniciar hidratação imediatamente e procurar atendimento médico.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp