AparecidaNotícias
Tendência

Prazo para pagamento do IPTU/ITU com desconto se encerra em 15 de março

Dedução de 15% vale para quitação à vista do imposto tanto no carnê físico, no boleto emitido online ou nos Sacs do município. Tributos podem ser pagos nas agências bancárias autorizadas, lotéricas e meios digitais

Os proprietários de imóveis em Aparecida de Goiânia têm até o próximo dia 15 deste mês para aproveitar o desconto de 15% no pagamento à vista do Imposto Sobre Propriedade Predial Urbana (IPTU) e do Imposto Territorial Urbano (ITU). O desconto vale tanto para os proprietários que escolherem emitir o boleto de forma online quanto para aqueles que receberam o carnê físico via Correios.

O contribuinte que aderiu ao IPTU/ITU Digital deste ano, mas que por algum motivo não efetuou o pagamento até a data limite de 8 de fevereiro, também tem direito ao desconto de 15% no pagamento à vista até o dia 15 de março.

Parcelas em até 10 vezes iguais e consecutivas

Para facilitar a vida do contribuinte, a Secretaria da Fazenda oferece também o parcelamento do IPTU/ITU em até dez parcelas iguais e consecutivas. Nesse modelo de pagamento, a 1ª parcela deve ser paga até 15 de março, e a última, até 16 de dezembro.

“Os tributos pagos pelos contribuintes são repassados para os moradores em forma de obras e benefícios como asfalto, praças, atendimentos sociais, atendimentos nas áreas da saúde, reforma das escolas e uniformes para os alunos, dentre muitos outros benefícios que levamos diretamente e indiretamente para nossos cidadãos”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.

Segundo a superintendente de Receitas Tributárias da Secretaria da Fazenda, Ana Paula Vilela, os valores venais dos imóveis foram atualizados monetariamente no percentual de 4,68%, correspondente à inflação do período de dezembro de 2022 a novembro de 2023, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Sobre esses valores incidem as alíquotas de 1,5% para o ITU e 0,4% para o IPTU.

Os tributos podem ser pagos nas agências bancárias autorizadas, lotéricas e pelos meios digitais, no internet banking, pix e cartão de crédito, segundo critérios da operadora do cartão. Vale ressaltar que o não pagamento dos impostos implica em cobrança, inscrição do devedor na Dívida Ativa e nos órgãos de proteção ao crédito, sendo que também podem ser protestados e levados à execução fiscal.

“Para os contribuintes que possuam dívidas de anos anteriores, a gente orienta que eles procurem a prefeitura para a regularização de seus débitos. Nós temos um Núcleo de Conciliação Fiscal que facilita o atendimento a essas demandas e ajuda o cidadão a quitar suas dívidas”, acrescenta Ana Paula.

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo