AparecidaEntretenimentoNotícias
Tendência

Viola Encantos de Goiás: última serenata encerra turnê em Aparecida

Anacleto e Catupé fazem última apresentação do projeto nesta quinta-feira com entrada gratuita

Décima primeira e última apresentação de “Viola Encantos de Goiás”, os mestres Anacleto e Catupé chegam ao final da turnê que percorreu municípios de Goiás, levando o som da viola para públicos diferenciados e carentes de ações culturais e artísticas.

A última toada será nesta quinta-feira, 14 de março, às 14h, no Colégio Professor José Lopes, no Jardim Tropical, em Aparecida de Goiânia. A apresentação é gratuita.

A turnê acontece desde outubro de 2023, passando por instituições de atendimento a idosos, escolas públicas, igrejas e centros de referência em diferentes cidades do estado. Os locais das apresentações foram especialmente escolhidos, justamente para garantir acesso a um público diverso, seguindo o objetivo do projeto, de levar arte, cultura e entretenimento para locais não convencionais. Este projeto conta com o apoio financeiro da Lei Goyazes, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, e com o patrocínio da Equatorial Energia.

Missão cumprida e viola divulgada

A missão era levar a música instrumental executada na viola, por dois mestres goianos desse instrumento, e com isso, além de divulgar o trabalho de Anacleto e Catupé, divertir e encantar pessoas, que em poucos ou nenhum momento tiveram essa oportunidade em suas vidas.

Segundo seus realizadores, eles tiveram a certeza de que esse objetivo foi alcançado quando puderam perceber nos olhos de seus ouvintes o brilho do encanto pelos sons emitidos pelas dez cordas que emitem os mais variados acordes, que muitas vezes tocam diretamente as memórias emotivas de quem ouve as canções.

Segundo Anacleto, “Cada pessoa reage de uma maneira diferente ao que está ouvindo, mas em geral, todos se sentem comovidos pela proximidade que esse instrumento tem da nossa história de vida, de um povo que tem em suas raízes uma origem rural, familiar. É como se tocássemos em lembranças de coisas que muitos dos ouvintes nem viveram, mas que por ouvir de seus pais, avós e antepassados, sabem dessas vidas passadas. A viola traz muito isso, nas suas toadas e cancioneiros”.

A viola e o violão desempenham um papel fundamental na música brasileira. Ambos possuem características únicas que contribuem para a riqueza e diversidade da nossa cultura musical.

 

Serviço:

Último show da turnê “Viola EnCantos de Goiás” com Anacleto e Catupé – em Aparecida de Goiânia

Quando: Quinta-feira, 14 de Março

Horário: 16h

Onde: Colégio Professor José Lopes, Jardim Tropical

Apresentação gratuita

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo