Quando o relógio marcou 0h06, na madrugada desta quarta-feira (20), o verão se despediu oficialmente e deu lugar à uma nova estação: o outono. De acordo com o Climatempo, o avanço de uma frente fria, já no primeiro dia da nova estação, encerra o período de bloqueio atmosférico, o que facilitará a entrada de um pouco de ar frio em muitos estados brasileiros, o que não deve acontecer em Goiás.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que, mesmo com o fim da onda de calor, as temperaturas devem seguir altas nos próximos dias e alerta para chuvas intensas, especialmente nas regiões Centro e Leste de Goiás. “A tendência para o outono é de chuva próxima ou abaixo da média histórica em grande parte da Região Centro-Oeste”, diz o Inmet.
O Inmet prevê, para as regiões Centro-Oeste e Sudeste que estavam sob a influência de uma onda de calor, pancadas de chuva, especialmente no Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em outras áreas dessas regiões, os acumulados de chuva tendem a ser menores.
Ao longo do trimestre de junho, julho e agosto, espera-se que o fenômeno La Niña proporcione temperaturas mais amenas. Conforme indicado em um relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), este período deve testemunhar o efeito mais marcante do La Niña, fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial central e leste, o que resulta em alterações na circulação atmosférica tropical, padrões de vento, pressão atmosférica e distribuição de chuvas.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp