AparecidaBrasilNotícias
Tendência

Número de casamentos homoafetivos cresce 20% no Brasil, revela IBGE

Levantamento foi divulgado na última quarta-feira (27)

De acordo com os dados do Registro Civil, divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (27), o número de união matrimonial entre pessoas do mesmo sexo teve um aumento de 20% no ano de 2022, em comparação com 2021. O levantamento leva em consideração apenas casamentos civis registrados em cartório. 

No total, foram 11 mil registros de casamentos homoafetivos em 2022. Os números representam uma crescente cinco vezes maior em relação ao registro de casamentos entre pessoas de sexo oposto, com alta de 4%. Segundo o IBGE, esse seria o maior índice desde 2013, quando um documento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) garantiu o direito de casamento civil à população LGBTQIA+. 

Essas uniões representam 1,1% do total de casamentos registrados no Brasil, que assistiu a um aumento de 4% no total de uniões matrimoniais registradas, indo de 932.502 para 970.041. 

Grande parte desses casamentos aconteceram na região Norte do país, com uma média de 32.8%. Em seguida, aparecem as regiões Sudeste (23,9%) e Sul (19,5%). 

Apesar do aumento significativo, os dados do IBGE revelam que a média anual de casamentos continua caindo desde 2020. No período pré-pandemia, o volume anual de casamentos registrados era de 1 milhão. 

A única exceção quanto a esses dados são os casamentos homoafetivos, que registram índices de crescimento desde 2013. 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo