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Procon Goiás suspende venda de novos planos de saúde da Hapvida

Equipe de fiscalização recebeu novas denúncias de superlotação da unidade de saúde; entenda

Dando continuidade à operação realizada na última sexta-feira (12/04), o Procon Goiás realizou nova fiscalização, no hospital Jardim América, que atende emergência do plano de saúde Hapvida, nesta segunda-feira (15/04).

A empresa a foi autuada pela segunda vez, e a fiscalização contou com parceria da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) no hospital Jardim América. De acordo com o órgão, na última sexta-feira, após receber denúncias, os fiscais foram a unidade que atende emergência do plano de saúde e encontraram diversas pessoas que aguardavam há muito tempo por atendimento, medicação e internação. Foi verificado ainda que alguns pacientes estavam em acomodações inadequadas.

Além disso, de maneira cautelar, o Procon Goiás suspendeu a venda de novos planos de saúde Hapvida, em todo estado, pelo prazo de sete dias, podendo ser prorrogado caso a empresa não comprove melhorias.

Apesar da primeira autuação feita pelo Procon Goiás na sexta-feira (12/04), a equipe de fiscalização recebeu novas denúncias de superlotação da unidade de saúde, o que continuou ocasionando demora e falta de atendimento.

Durante a operação, os agentes constataram que não há serviço de triagem no pronto atendimento, o que contraria normas da Agência Nacional de Saúde (ANS). Os fiscais verificaram ainda falta de lençóis em leitos de internação; equipamentos, como medidor de pressão; e flagraram também manuseio de medicamentos e seringas em bandejas que estavam em cima de lixeiras.

A autuação da empresa pode gerar uma multa que varia de R$ 754 a R$ 11 milhões, dependendo da extensão do dano, gravidade e faturamento da empresa. Se o consumidor precisar denunciar, deve entrar em contato com o Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) e (62) 3201-7124 (interior). O registro também pode ser feito pela internet, por meio da plataforma Procon Web.

Resposta da Hapvida

Em nota, a Hapvida disse que está à disposição do Procon para quaisquer esclarecimentos. ”A empresa informa que respeita e está à disposição do Procon-GO para quaisquer esclarecimentos, em nome do absoluto compromisso com a saúde dos seus beneficiários. A respeito das fiscalizações realizadas nos últimos dias, esclarece que tem reforçado o número de médicos, equipes de atendimento e colaborado com as informações solicitadas, tendo em vista que, nas últimas semanas, toda a rede pública e privada de saúde têm enfrentado um aumento importante nas demandas de urgência e emergência, causadas por quadros epidemiológicos que assolam o país. A autuação está sendo analisada e a Companhia prestará os devidos esclarecimentos ao órgão, bem como vem adotando todas as medidas necessárias ao aprimoramento e adequação dos serviços prestados na unidade”, disse o comunicado.

 

 

 

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