Notícias

Editorial do Diário de Aparecida: Cabo de guerra velado

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, marcou uma reunião virtual este fim de semana, com os outros 18 prefeitos da Região Metropolitana, para discutir novas medidas para conter o avanço ca Covid-19 na capital e adjacências. Na sexta-feira, 5, ele alertou que a situação é grave e que medidas duras precisam ser tomadas para amortizar o problema na região.

Também na sexta-feira, Rogério Cruz participou da reunião do Comitê de Combate ao Coronavírus daqui de Aparecida, juntamente com o prefeito Gustavo Mendanha. Na ocasião, foram discutidos os números que resultaram do isolamento realizado nesta semana. O que se sabe, até o momento, é que os índices atingidos não agradaram o prefeito de Goiânia e ficaram muito aquém do esperado pelo gestor da capital.

Na contramão da percepção de Cruz, Gustavo Mendanha, em decisão conjunta com o Comitê, decidiu apresentar a proposta para que seja realizado a partir da próxima segunda-feira, 8, o escalonamento para o funcionamento do comércio. mesmo com as UTIs de Aparecida estando com uma taxa de ocupação acima dos 90%. Estariam os gestores dos dois maiores municípios em um cabo de guerra velado, ante ao impasse de salvar a economia ou salvar vidas?

Esse mesmo escalonamento foi aplicado aqui no município no ano passado e, representantes de entidades classistas são enfáticos ao dizer que o modelo não funcionou. O que o prefeito de Aparecida pretende com a apresentação da proposta, é replicar um modelo fracassado de salvar a economia para mais 18 cidades com relevante expressão no cenário econômico de Goiás. Caberá a cada gestor municipal fazer sua análise crítica e definir se o projeto é realmente viável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo