Aparecida
Tendência

INFORMAÇÃO “SECRETA”: Prefeitura nega-se a informar quem pagou viagem de Mendanha a Europa

Justificativa é a mesma de sempre: atração de investimentos. Mas a verdade é que passeios internacionais do prefeito nunca renderam nada para Aparecida

A Secretaria de Comunicação da prefeitura de Aparecida recusou-se a informar quanto está custando e quem está pagando as despesas da viagem do prefeito Gustavo Mendanha a Barcelona, na Espanha, onde participa de um simpósio sobre “cidades inteligentes” e supostamente desenvolve contatos para atrair investimentos empresariais.

Mendanha viajou no último fim de semana sem que maiores informações sobre o roteiro, seus custos, de onde estão sendo os recursos para cobrir passagens, alimentação e diárias de hotel, sobre quem o acompanha e quais os objetivos que justificam a sua presença no continente europeu e mais especificamente em Barcelona, na Espanha.

O prefeito se licenciou e deixou em seu lugar o vice Vilmar Mariano, o Vilmarzim, respondendo pelo expediente na Cidade Administrativa. Vilmarzim cumpre uma agenda de audiências e eventos, sem decisões além da mera formalidade do cargo.

Somente com Mendanha já na Espanha é que a área de comunicação da prefeitura divulgou informações a respeito da viagem, informando que ele foi participar de um congresso denominado Smart City Expo World Congress e que manteria reuniões com a investidores estrangeiros. Segundo a Secom, ele logo no início da semana já teria dado uma palestra a um grupo de empresários de várias nacionalidades, apresentando as potencialidades econômicas, geográficas e logísticas de Aparecida.

Como a Secom municipal não divulgou, como seria sua obrigação, detalhes sobre os gastos da viagem e quem os estaria bancando, o Diário de Aparecida encaminhou questionamentos nesse sentido, mas não obteve nenhuma resposta.

Prefeitos de outras cidades brasileiras que viajaram para participar do mesmo congresso cumpriram a obrigação de divulgar informações sobre as despesas. Um exemplo é o prefeito de Anápolis Roberto Naves. No portal de transparência do município, consta que serão dispendidos R$ 120 mil reais dos cofres públicos para custear a participação de Naves no evento em Barcelona.

O prefeito Ulisses Maia, de Maringá, que fica no Paraná, também está na Espanha para acompanhar o congresso Smart City. Ele viajou sem despesas para a prefeitura, sendo bancado pela Software by Maringá, entidade de utilidade pública e sem fins lucrativos que congrega as empresas de desenvolvimento de software da região.

Outro prefeito, o de Ribeiro Preto, Duarte Nogueira, está em Barcelona, segundo informa no site da prefeitura, “sem custos para o município”, tendo viajado a convite de uma empresa organizadora do evento.

Veja as perguntas que a Secom municipal negou-se a responder

1 – Quais funcionários ou integrantes da equipe da prefeitura de Aparecida viajaram para a Europa acompanhando o prefeito Gustavo Mendanha?

2 – Quais as despesas com a viagem de Gustavo Mendanha à Europa correrão por conta da prefeitura? Quanto cada um está recebendo?

3 – Em que categoria cada um deles está viajando quanto ao traslado aéreo: classe econômica, classe executiva ou 1ª classe ?

4 – Qual o roteiro exato da viagem?

5 – Em que hotéis ficarão hospedados? Qual o valor das diárias?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo