5G chega ao Brasil nesta quarta-feira (6/7)
A cidade de Brasília é a primeira no país a receber a tecnologia 5G 'pura' que oferece mais velocidade.
A tecnologia 5G chega ao Brasil nesta quarta-feira (6/7), e a cidade de Brasília é a primeira no país a receber o 5G ‘puro’ que oferece mais velocidade. Era disponível somente o 5G DSS, versão mais limitada, uma espécie de transição entre a quarta e a quinta geração da rede. A liberação do 5G foi aprovada na última segunda-feira (4/7) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A Anatel afirma que São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa vão receber a tecnologia posteriormente, apesar de não haver uma data definida ainda. O prazo para todas as capitais do país receberem o 5G é 29 de setembro de 2022.
O 5G é a nova geração de internet móvel e representa uma evolução da conexão 4G atual. A tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O que possibilitará mais velocidade ao baixar e enviar arquivos, reduzindo o tempo em diferentes dispositivos. Consequentemente tornando as conexões mais estáveis. Um arquivo de 5G, por exemplo, poderá ser baixado em cerca de 40 segundos nesse novo sistema.
Outra novidade é a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Ou seja, o 5G vai possibilitar cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.
A operadora TIM é a primeira a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Após dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.