AparecidaCulturaGoiás
Tendência

Ex-secretário de Cultura de Aparecida, Guido Brem é homenageado pelo Troféu Jaburu

O prêmio é concedido às pessoas ou entidades de destaque no cenário da cultura em Goiás

O Governo de Goiás, por meio do Conselho Estadual de Cultura, entregou na última terça-feira (9) o Troféu Jaburu, considerada a mais distinta comenda cultural que o Executivo Estadual concede aos nomes e valores da cultura goiana.

A solenidade, realizada no Teatro Goiânia, contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes e autoridades do setor, e marcou as três últimas edições da comenda, referentes aos anos de 2020, 2021 e 2022, que não foram realizadas devido à pandemia da Covid-19.

Um dos homenageados foi o ex-secretário de Cultura de Aparecida, Guido Marco Brem, que recebeu o diploma de reconhecimento pela contribuição à cultura goiana, na área de Gestão Cultural, especialmente por sua atuação na implementação da Lei Aldir Blanc em municípios do interior do Estado de Goiás.

Procurado pelo Diário de Aparecida, Guido disse que se emocionou com o reconhecimento do trabalho relacionado à cultura, principalmente, pela atuação no início da pandemia, em 2020, quando os artistas e o setor da cultura foram os mais afetados.

‘’Receber este diploma tem uma valorização muito importante porque foi exatamente na época em que a pandemia do coronavírus começou. Recebi a Lei Aldir Blanc para desenvolvimento do trabalho nos municípios goianos, e para mostrar que este segmento é muito importante não só para as pessoas que trabalham com cultura, mas também para toda a população. Meu trabalho está reconhecido por esse prêmio, pelo Conselho Estadual e pelo governador Ronaldo Caiado’’, explicou Guido.

Guido Brem nasceu na Suíça, formou-se no ano de 1991 em Teologia e Psicologia na instituição de ensino Theologischen Hochschule Chur und Luzem. Ele recebeu o Título Honorífico de Cidadão Goiano em 2016 pela Assembleia Legislativa de Goiás, e atuou como diretor de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Aparecida e presidente do Fórum Regional de Negócios e Tradições que abrange Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Trindade.

Atualmente ele atua como Secretário Executivo de Turismo e Relações Internacionais.

Troféu Jaburu

O Troféu Jaburu é concedido anualmente pelo Conselho de Cultura, e é ofertado às pessoas ou entidades de destaque no cenário da cultura.

A poetisa Cora Coralina foi a primeira homenageada pela comenda, em 1980, além de outros relevantes nomes da cultura goiana que também já foram agraciados como: Siron Franco, Belkiss Spenzieiri, Gilberto Mendonça Teles, Antônio Poteiro, Darcy França Denófrio, Miguel Jorge, Goiandira do Couto, D.J. Oliveira, Bariani Ortencio, Hugo Zorzetti, Ely Camargo, Edival Lourenço, Elder Orcha Lima e Amaury Menezes.

Em 2023, foram agraciados com o prêmio principal (uma estatueta em bronze de autoria da artista Neusa Moraes), a escritora Lêda Selma, a professora Nancy Ribeiro e o músico e compositor Fernando Passos Cupertino de Barros.

Além das condecorações, também foram entregues 18 Medalhas de Mérito Cultural, 47 Diplomas de Destaque Cultural do Ano, e três Comendas Especiais para a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Prefeitura Municipal de Goiás e uma homenagem especial ao ex-Conselheiro Marley de Freitas, falecido recentemente.

Foto: divulgação

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo