Parque Serra das Areias: um refúgio natural escondido em Aparecida de Goiânia
Local pouco conhecido revela trilhas, cachoeiras e ações de preservação ambiental para os visitantes
Goiás é bastante conhecido por suas cidades turísticas no interior. Elas oferecem belíssimas cachoeiras e paisagens que preservam o cerrado. Existem alguns lugares bem próximos da região metropolitana de Goiânia que acabam passando despercebidos.É o caso do Parque Serra das Areias, localizado na região Sul de Aparecida de Goiânia.
O espaço é um verdadeiro refúgio natural pouco conhecido pela maioria dos goianos. Com extensão de 2.890 hectares, oferece oportunidade única de reconexão com a natureza. A Serra das Areias corresponde a 17% do território de Aparecida. Ela é também a principal reserva ambiental da região.
Dotado de trilhas, mirantes, grutas e cachoeiras, o Parque é uma excelente opção de lazer para toda a família nos finais de semana. Ciclistas frequentam o local com maior frequência. Eles percorrem um trajeto de 15 km. Famílias, por sua vez, aproveitam o espaço para caminhar, desfrutar das vistas ou simplesmente apreciar as cachoeiras espalhadas ao longo da área.
Os visitantes têm a oportunidade de seguir os cursos dos rios que atravessam o parque. Durante a visita podem se deparar com belíssimas quedas d’água. Devido à imensidão da reserva, é possível explorar o local várias vezes e sempre se surpreender com algo novo.
Para garantir a preservação ambiental e a segurança dos aventureiros, o acesso ao parque é asfaltado e conta com iluminação pública. Há ainda câmeras de segurança estrategicamente posicionadas. Boa parte da reserva florestal passa por áreas privadas, por isso, é recomendado que as visitas sejam realizadas com o acompanhamento de guias especializados.
Cuidados
Um dos pontos negativos é que a degradação e o assoreamento resultaram na ativação de apenas quatro das 14 cachoeiras que deveriam estar em pleno funcionamento.
Welton Moura, presidente da associação Serra das Areias, ressalta que ações coletivas são realizadas mensalmente na área, geralmente nos primeiros domingos do mês. Mas o principal reforço é da população que precisa ajudar com a preservação ambiental para que o parque esteja cada vez mais acessível a todos.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp