Festival Italiano de Nova Veneza: confira a programação completa
Um dos destaques é a abertura do festival que terá show gratuito com o cantor sertanejo Sérgio Reis
A 17ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza acontece de 1º a 4 de junho. A programação inédita celebra a fusão de culturas. O tema deste ano é “Uma Itália em Nova Veneza”. A abertura contará com o cantor Sérgio Reis no dia 1º de junho. O show será gratuito.
Sérgio Reis
A escolha de Sérgio Reis está alinhada com o propósito da festa de apresentar essa mistura cultural. Sérgio Bavini nasceu em São Paulo e tem origem italiana. Seus avós nasceram na Itália e migraram para o Brasil em 1905.
Sérgio Reis é uma grande referência no sertanejo raiz. O gêneros musical é um dos mais populares em Goiás. Ele animará a primeira noite dos visitantes com seus maiores sucessos. No repertório estão canções que trazem um toque da cultura italiana de seus antepassados, como “O Mineiro e o Italiano”, de sua autoria, e a versão italiana da música “Menino da Porteira”.
Sérgio Reis faz show gratuito na abertura do Festival Italiano de Nova Veneza (Foto: divulgação)
Programação
A mistura de culturas estará presente na gastronomia do Festival Italiano de Nova Veneza. Um prato em destaque é o molho “Goiás é Bom Demais”. Ele foi desenvolvido pela Cozinha da Nonna e é campeão de vendas desde a primeira edição. O molho combina pequi, frango desfiado e açafrão. E, é um exemplo da adaptação da culinária goiana com a italiana, que é uma das marcas registradas do evento. A expectativa é reunir mais de 120 mil pessoas durante o festival.
A chef Vânia Maria Alves, responsável pela cozinha oficial, criou a receita como uma homenagem à cultura italiana. O destaque é a incorporação de elementos regionais. Ela revela que buscava uma receita que representasse a cidade e promovesse a troca cultural entre Goiás e Itália. Foram realizados testes com pequi in natura, frango desfiado e requeijão. O prato combina o sabor do cerrado goiano com as massas típicas da Itália.
Folclore
A cultura italiana se destaca com apresentações culturais. Entre elas, o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, da cidade homônima de Nova Veneza, em Santa Catarina. Também haverá shows com Os Tenores do Brasil e o cantor Valdir Amaral. Eles irão incluir músicas italianas em seus repertórios. No sábado, acontece o Baile de Máscaras com a Banda Gênova. O grupo é formado por descendentes italianos.
Os visitantes poderão desfrutar da gastronomia italiana em cerca de 30 estandes. Eles oferecem diversos tipos de massas, como macarrão, lasanha, nhoque e a famosa polenta frita. Maria do Carmo Basílio, uma das organizadoras do festival, destaca que os participantes poderão experimentar o maior legado deixado pelos italianos para a cidade: a alegria e a confraternização.
Herança italiana
Nova Veneza, em Goiás, tem a maior representação da imigração italiana no Centro-Oeste Brasileiro. Mais de 60% de seus habitantes sendo descendentes. A cidade tem cerca 10 mil moradores e preserva a cultura de seus fundadores. Os italianos chegaram à região por volta de 1910. Muitos desses costumes foram incorporados às tradições goianas. Até os não descendentes abraçaram a cultura italiana.
Serviço:
17ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza – Goiás
Quando: 1º até 4 de Junho
Onde: Praça da Matriz – Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Centro, Nova Veneza, Goiás
Entrada franca
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp