Na manhã desta terça-feira (15), diversos estados das regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil enfrentaram uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. Residentes de estados como Goiás, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraíba e Paraná, assim como o Distrito Federal, relataram problemas no abastecimento a partir das 8h20.
Em Goiás, moradores de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Anicuns, Luziânia, Vianópolis e Caçu, relataram falta de energia após às 8h30 desta terça.
A situação também afetou bairros das áreas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, além de municípios paulistas, incluindo São José dos Campos, no interior do estado.
A Equatorial Distribuição Piauí informou que as causas desse apagão estão sob investigação, mas há registros de cortes no fornecimento de energia em cidades de diversas regiões do país.
Em Salvador, Bahia, a falta de iluminação levou à evacuação do metrô. A Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba) relatou que a situação se deve a uma falha fora do sistema de distribuição, que possivelmente impactou todos os estados do Nordeste.
O coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, indicou que a causa do apagão parece ser de natureza operacional, já que não há alertas de condições extremas, como secas que poderiam prejudicar a produção e distribuição de energia. Marengo esclareceu que, apesar do baixo volume de chuvas, não há uma situação de seca severa, principalmente na região Nordeste, onde o apagão teve início.
ONS
Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
Segundo a nota, divulgada pela Agência Brasil, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.
De acordo com a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.
Leia a nossa edição impessa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.