O pastor Osório José Lopes Júnior foi preso nesta quinta-feira (21/9), pela Polícia Civil do Tocantins. O homem é um dos líderes do grupo acusado de formar uma rede criminosa especializada em crimes, como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, e estelionatos por meio de redes sociais. Segundo investigações, foram mais de 50 mil vítimas.
Osório José foi localizado por volta das 17h15 em um rancho na zona rural e foi levado para a Delegacia de Gurupi para prestar depoimento. Em nota, a defesa do pastor informou que ainda não teve acesso aos autos.
Depois dos procedimentos na delegacia, o pastor seguiu para a Unidade Penal Regional de Gurupi, onde está à disposição da Justiça do Distrito Federal. A Polícia Civil do DF já foi avisada sobre a prisão e deve pedir o recambiamento do investigado em breve.
Histórico
Osório é acusado de aplicar golpes em fiéis de Goianésia, no centro de Goiás, e demais pessoas de vários estados do país, em 2018. À época, ele e outro pastor alegavam que haviam ganhado um título de R$ 1 bilhão, mas precisavam reunir fundos para conseguir recebê-lo. As vítimas eram induzidas a investir montantes em dinheiro com a promessa de recebimento futuro de quantias milionárias.
Ainda em 2018, o homem chegou a ser preso, mas respondia ao processo em liberdade. A sentença ainda não foi proferida pela Justiça. Após ser liberado da prisão, Osório se mudou para São Paulo.
*Com informações G1
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp