NotíciasSaúde
Tendência

Organização Mundial do AVC alerta que 90% dos derrames são preveníveis

Doença é uma das maiores causas de morte e incapacidade

No Dia Mundial do AVC, lembrado neste domingo (29), a Organização Mundial do AVC alerta que uma em cada quatro pessoas com mais de 35 anos vai sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, em algum momento da vida.

Cerca de 90% desses derrames poderiam ser prevenidos com cuidados em relação a fatores de risco como hipertensão, tabagismo, dieta e atividade física. A doença é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo, afetando pessoas de todas as idades. Estima-se que mais de 12 milhões de pessoas terão um AVC este ano, com 6,5 milhões de mortes como resultado. Além disso, mais de 110 milhões de pessoas vivem com sequelas de um AVC.

O neurologista Marco Túlio Araújo Pedatella, coordenador do serviço de AVC do Hospital Albert Einstein, explica que o AVC ocorre quando há uma obstrução do fluxo de sangue para o cérebro, podendo ser isquêmico (quando há obstrução de vasos sanguíneos) ou hemorrágico (quando os vasos se rompem), levando à lesão ou morte de células cerebrais. Os principais fatores de risco incluem pressão alta, diabetes, colesterol elevado, sedentarismo, tabagismo, uso excessivo de álcool, além de fatores não controláveis como idade, sexo, raça e histórico familiar.

Apesar de ser mais comum em pessoas acima de 60 anos, casos de AVC entre jovens estão se tornando mais frequentes. Nessas situações, os impactos são significativos, pois a doença pode resultar em incapacidades importantes, dependendo do local e do tamanho da lesão no cérebro. O cuidado com a saúde, incluindo a redução dos fatores de risco, é fundamental para prevenir essa condição grave.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo