Goiás está enfrentando uma intensa onda de calor nesta semana, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre as cidades mais afetadas, Itumbiara e Aragarças entraram para o ranking das mais quentes do país, atingindo máximas de 42°C nesta terça-feira (14).
O Inmet emitiu um aviso de riscos devido às temperaturas extraordinariamente altas, que estão 5°C acima da média para o período, persistindo por mais de cinco dias. As localidades situadas no oeste e norte do estado são as que experimentarão as maiores elevações térmicas.
Em Jussara, no oeste goiano, um termômetro de rua chamou atenção ao marcar 45°C. No entanto, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, esclarece que esses termômetros, geralmente feitos de metal, irradiam calor ao esquentar, influenciando na leitura da temperatura. Segundo as medições da instituição, a máxima na cidade alcançou 40°C.
Em meio a esse cenário escaldante, uma escola em Goiânia adotou uma abordagem criativa para aliviar o desconforto das crianças diante das altas temperaturas. A instituição distribuiu picolés de frutas, promoveu gincanas com água e atividades envolvendo gelo.
André Amorim tranquiliza a população, afirmando que a onda de calor não persistirá por muito tempo. Há expectativa de chuvas no fim de semana, oferecendo um respiro em meio às altas temperaturas. O gerente do Cimehgo assegura que pancadas de chuva são previstas para todo o estado, e as temperaturas devem se tornar mais amenas a partir da próxima semana.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.