O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), definiu um dia movimentado para a sabatina no Senado. As audiências de Flávio Dino, indicado para o Supremo Tribunal Federal, e Paulo Gonet, indicado para o cargo de procurador-geral da República, estão agendadas para 13 de dezembro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou as indicações nesta segunda-feira (27). Alcolumbre, por sua vez, escolheu os relatores das duas indicações: o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), será o responsável pela indicação de Paulo Gonet, enquanto Weverton (PDT-MA), aliado do indicado e do governo, será o relator da indicação de Flávio Dino.
Agendar duas sabatinas para o mesmo dia não é uma prática comum, uma vez que cada compromisso geralmente consome longas horas com perguntas e respostas. No entanto, após negociações políticas, Alcolumbre optou por combinar os compromissos em uma única quarta-feira.
A expectativa é que os nomes sejam submetidos a votação em plenário no dia seguinte, uma quinta-feira (14), a menos que um novo acordo encurte as sabatinas e permita a votação ainda em 13 de dezembro.
O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou na segunda-feira (27) que o Senado realizará um esforço concentrado para analisar as duas indicações ainda em dezembro.
“Nossa intenção para todas essas indicações é estabelecermos um esforço concentrado entre os dias 12 e 15 deste mês de dezembro, para presença física dos senadores, considerando que essa apreciação se dá por voto secreto. Estamos imbuídos nesse propósito”, disse Pacheco.
*com informações de Camila Bomfim/G1
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp