Goiás destaca a biodiversidade do Cerrado na COP 28 em Dubai
Estado apresenta estratégias para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental
Entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023, a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, será palco da COP 28, a Conferência das Partes sobre Mudança do Clima. O evento é marcado pelo primeiro Balanço Global (GST, em inglês) do Acordo de Paris, buscando avaliar os resultados alcançados desde sua adoção, com revisões programadas a cada cinco anos.
O Acordo de Paris, promulgado no Brasil pelo Decreto Federal nº 9.073/2017, tem como objetivo principal limitar o aumento da temperatura média global, impedindo que ultrapasse 2°C em relação aos níveis pré-industriais, e esforçando-se para restringir esse aumento a 1,5°C. A COP 28 também visa a progressão nas ações estabelecidas pelo Livro de Regras de Paris.
A participação de Goiás no evento ganha destaque devido às iniciativas voltadas para a preservação do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro. A Estratégia Goiás Carbono Neutro 2050 e o Pacto pelo Fim do Desmatamento Ilegal até 2030 evidenciam o comprometimento do estado com práticas sustentáveis e a proteção da biodiversidade.
O Cerrado, recentemente incorporado à Estratégia Nacional para REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), desempenha um papel vital na mitigação das mudanças climáticas, acumulando quase 2 bilhões de toneladas de CO2e que deixaram de ser emitidas entre 2011 e 2020.
A Estratégia Goiás Carbono Neutro 2050 busca integrar esforços para desenvolver uma matriz produtiva tecnologicamente avançada, ecologicamente sustentável e economicamente competitiva, alinhada à conservação dos biomas e à resiliência hídrica.
A participação de Goiás na COP 28 representa uma oportunidade de colocar em foco as características singulares do Cerrado, consolidando o estado como um protagonista global na promoção da sustentabilidade ambiental. Além disso, visa atrair apoio internacional para fortalecer as políticas climáticas e impulsionar relações internacionais alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp