Em um evento significativo, o vice-governador Daniel Vilela inaugurou a segunda sala multissensorial na rede estadual de Educação em Goiás, em Aparecida de Goiânia. O espaço, localizado no CEPI Jardim Tiradentes, em Aparecida de Goiânia, representa um avanço no suporte educacional para alunos neuroatípicos ou com qualquer condição de transtorno de neurodesenvolvimento.
“O Governo de Goiás demonstra sensibilidade para com a inclusão educacional, garantindo que todos os alunos possam se desenvolver da melhor maneira possível. Estamos aqui celebrando essa inauguração, esperando que seja a segunda de muitas outras que permitirão a alunos com diversas necessidades terem oportunidades e condições para um aprendizado lúdico”, ressaltou Daniel Vilela durante o evento, representando o governador Ronaldo Caiado.
No Colégio Estadual Jardim Tiradentes, que atende aproximadamente 1,5 mil crianças e adolescentes em período integral, a sala multissensorial beneficiará 32 estudantes. A primeira unidade desse tipo foi inaugurada em julho no CEPMG João Augusto Perillo, na Cidade de Goiás, e há previsões para que o Colégio Estadual Oscar Ribeiro da Cunha, em Rio Verde, também conte com uma unidade semelhante.
O Governo de Goiás investiu R$ 3 milhões na aquisição de 12 salas, cada uma equipada com comandos de inteligência artificial e tecnologia 6D. Essas inovações proporcionam recursos didáticos terapêuticos voltados para a reabilitação de crianças e jovens com transtorno de neurodesenvolvimento. O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, elogiou o compromisso do governo estadual com a educação, transformando o setor no estado.
Rupert Nickerson, superintendente da Secretaria de Estado de Educação (SES), destacou que “a estrutura da rede pública de ensino em Goiás não perde para as escolas particulares. É um investimento alto sendo feito, algo inédito e revolucionário no Brasil.”
Conectividade Móvel e Acesso Digital Ampliado
Além da inauguração da sala multissensorial, o Governo de Goiás entregou, no mesmo dia, 2.500 tablets e chips de internet aos alunos do CEPI Jardim Tiradentes, por meio do programa Conectividade Móvel. Com um investimento total de R$ 83 milhões, a iniciativa lançada em maio deste ano tem como objetivo garantir o acesso da população em situação de vulnerabilidade social às tecnologias digitais. No total, serão distribuídos 410 mil chips e 28 mil tablets.
Em nome dos professores da unidade de ensino contemplada, a professora Marivan dos Santos enfatizou que “as aulas têm sido muito mais interessantes e atrativas com o incentivo do Governo de Goiás, algo que só era sonhado na rede particular de ensino.”
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp