BrasilNotíciasSaúde
Tendência

Começa a distribuição de absorventes gratuitos pelo programa nacional ‘Farmácia Popular’

Programa está disponível em mais de 31 mil farmácias em todo o Brasil

As farmácias brasileiras cadastradas no programa nacional “Farmácia Popular” já começaram a distribuir absorventes gratuitos para a população. A iniciativa, que começou oficialmente em 17 de janeiro de 2024, é parte integrante da política de dignidade menstrual adotada pelo governo federal em 8 de março de 2023.

Estão aptas a receber os absorventes, as brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, com idade entre 10 a 49 anos de idade, inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até R$218 por pessoa.

Estudantes das instituições públicas de ensino também devem estar inscritas no CadÚnico, mas a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$706). Não há limite de renda para pessoas em situação de rua.

Para retirar o absorvente, basta se dirigir a uma unidade credenciada do Farmácia Popular, apresentar um documento de identificação oficial com número do CPF e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital’ (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.

Em caso de dificuldades para acessar o portal, basta se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de você, onde agentes de saúde, e outros profissionais, estarão aptos a te auxiliar.

Mais de 31 mil drogarias, espalhadas em todo o território nacional, estão regularmente credenciadas no programa do Ministério da Saúde. O programa busca beneficiar 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todas as regiões do País.

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo