Centro de Treinamento do Vila Nova em Goiânia sedia lançamento de foguetes
Evento abriu a Mostra Brasileira de Foguetes
O Campo de Treinamento do Vila Nova Futebol Clube sediou, no último sábado (18), o lançamento de foguetes na abertura da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O evento, realizado pelo Colégio Lassale, reuniu cerca de 300 pessoas, dentre os alunos competidores, professores e familiares.
Os estudantes, que têm idades entre 12 e 15 anos, realizaram os lançamentos dos foguetes, confeccionados por eles, e a maioria alcançou mais de 100 metros de distância. Cada foguete foi construído a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume e foi lançado numa base de lançamento presa no chão.
Guilherme Mendonça é professor de robótica e responsável pelas equipes e destacou que utilizaram como propelente somente água e ar comprimido por uma bomba manual de encher pneus de bicicleta.
“A mostra de foguetes estabelece algumas regras, dentre ela como devemos encher as garrafas. O foguete de garrafa PET possui vários fenômenos científicos e físicos, como pressão, velocidade, impulso, força de arrasto, hidrodinâmica e aerodinâmica, dentre outros”, avaliou Guilherme.
A coordenadora Meigna Ferreira ressaltou que a mostra motivou os alunos, uma vez que seus foguetes foram confeccionados utilizando material reciclável. Meigna também destacou o comprometimento do Vila Nova Esporte Clube que cedeu o espaço no centro de treinamento Toca do Tigre para que o evento fosse realizado.
“É muito gratificante ver um time de futebol ter tamanho reconhecimento com atividades extracurriculares que envolvam a tecnologia. Nos receber aqui na Toca do Tigre foi fundamental para o sucesso da nossa competição. Sem isso, não seria possível os lançamentos visto que alguns alunos chegaram a alcançar mais de 130 metros”, detalha.
Incentivo
Segundo o gerente de futebol do Vila Nova, Eder Guimarães, o clube valoriza campeonatos porque estimulam crianças e adolescentes. “Foi o próprio presidente do time, o major Hugo Jorge Bravo quem autorizou que a escola realizasse os lançamentos aqui no CT. Tivemos o cuidado de escolher aqui, no Toca do Tigre, por questões de segurança. Mesmo sendo algo com propulsão à base de água e os foguetes de plástico, um espaço maior e sem prédios, também é mais seguro”, afirma.
MOBFOF
A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e seu objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia, Foguetes em particular e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
A mostra é dividida em cinco níveis, sendo o nível 1 turmas do 1º ao 3º ano, nível 2 são as turmas do 4º e 5º ano, nível 3, alunos do 6º ao 9º. Nos níveis 4 e 5 os alunos precisam estar matriculados no ensino médio e superior.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp