AparecidaCulturaEntretenimento
Tendência

Extraordinário legado de Antônio Poteiro é preservado em Aparecida

Desde a sua fundação, em 2011, o Instituto Antônio Poteiro tem desempenhado um papel fundamental na preservação das obras do renomado artista. O objetivo inicial do instituto era preservar o legado artístico da família, mas, ao longo dos anos, expandiu sua missão para além das fronteiras familiares, buscando manter viva a rica tradição cultural goiana, e servir de fonte de inspiração para estudantes e grupos ligados à arte.

Ao longo dos anos, o instituto tem ocupado um lugar de destaque como porta-voz de artistas plásticos, pintores e outros talentos da arte em Goiás, sendo reservado à visitação somente para grupos. Além de preservar as obras da família Poteiro, a instituição desempenha um papel fundamental na valorização e promoção da cultura goiana, por exposições, atividades educativas e parcerias com escolas e comunidades locais.

O Instituto Antônio Poteiro foi criado após o falecimento do artista – que foi o inspirador de Siron Franco, entre outros -, ocorrido em junho de 2010, sendo uma forma de se aproximar do sonho dele de ter um museu, um espaço cultural dedicado às suas obras.

No entanto, seu filho e herdeiro artístico, Américo Poteiro, explica que dificuldades e burocracias para a criação de um museu, fizeram com que a família optasse pela criação do instituto.Mantido com recursos próprios, o local realiza trabalhos com crianças, escolas e projetos artísticos, além de abrigar o ateliê de Américo em Aparecida. Hoje, o acervo no instituto tem uma média de 1.500 peças, entre esculturas e quadros.

Américo Poteiro: A expressão da arte popular brasileira

Nascido em Araguari, Minas Gerais, em 1954, Américo Poteiro cresceu imerso no mundo da arte, aprendendo com sua família a trabalhar com peças de barro, uma tradição portuguesa. O pai, Antônio, era português de Braga, filho de um ceramista também chamado Américo.

 

Obra “Flor do Pequi” à esquerda do artista
Obra “Flor do Pequi” à esquerda do artista. Crédito: Sérgio Bartolomeu

Influenciado pelo pai, Américo Poteiro seguiu pelas artes, mas desenvolveu seu próprio estilo, buscando formas que transmitissem vida e movimento, diferenciando-se da temática tradicional do pai.

A partir de meados de 1973, Américo começou a esculpir suas próprias peças, marcando o início de sua carreira como ceramista e escultor. Suas obras foram exibidas em mais de 55 mostras, tanto no Brasil quanto no exterior, levando sua arte a diversas regiões do mundo. Atualmente, ele se dedica principalmente à pintura, expandindo ainda mais sua expressão artística.

Com um acervo de mais de 1.000 obras, Américo Poteiro mantém seu ateliê em Aparecida de Goiânia, em Goiás, um espaço onde suas criações ganham vida e são apreciadas por admiradores e colecionadores. Sua trajetória artística multifacetada deixou uma marca no cenário da arte, explorando novas formas de expressão e encantando o público com suas criações únicas.

Escultor
Esculturas gigantes despertam a curiosidade pelo seu processo
Esculturas gigantes despertam a curiosidade pelo seu processo. Crédito Sergio Bartolomeu

As esculturas estão entre as obras que chamam a atenção logo na entrada do Ateliê, são obras magníficas, podendo atingir mais 5 metros de altura. O artista explica que cada escultura pode levar de 1,5 a 2 anos para sua conclusão.

Existe todo um processo até a sua finalização, desde o preparo da matéria-prima, secagem, queima até a montagem das peças. “São 7 dias queimando no forno”, conta o artista. Algumas obras podem ultrapassar 6 metros de altura, são construídas por blocos, peça por peça, podendo pesar mais de 5 toneladas “Algumas esculturas são montadas com o auxílio de guincho”, conta Américo Poteiro.

As pinturas também fazem parte do acervo do artista admiradas por pessoas de diferentes lugares do mundo. Aparecem em exposições em vários países e regiões do Brasil, ou até em novelas, como o caso da obra “Ecologia: Jacaré e Taruga”, em “O Outro Lado do Paraíso” da Tv Globo.

Visitação
Obra “O time de Futebol”, expostas em outras regiões do Brasil. Crédito Sérgio Bartolomeu
Obra “O time de Futebol”, expostas em outras regiões do Brasil. Crédito Sérgio Bartolomeu

O instituto está localizado no setor Buriti Sereno, Aparecida de Goiânia. São aceitas apenas visitações escolares e de grupos, sendo necessário o agendamento prévio.

O valor é combinado no momento do agendamento.

Contato: Antônio Neto (Tonhão): 9 8118-6464

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo