Brasil

Editorial do Diário de Aparecida: Cenário caótico

O negacionismo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), aliado ao afrouxamento das medidas de restrição contra a Covid-19, e a despreocupação e o descaso da população com o novo coronavírus está produzindo um cenário devastador e caótico no Brasil.

Por falta de vacinas, Salvador paralisou ontem, 15, a campanha de vacinação. O Rio de Janeiro também já anunciou que a partir da próxima quarta-feira, 17, vai suspender a aplicação da primeira dose em novos grupos pelo mesmo motivo que a capital soteropolitana.

Aqui em Goiás, o Hospital de Campanha de Goiânia registrou nesta segunda-feira, 15, pela a primeira vez, desde o início da pandemia e abertura da unidade, em março do ano passado, a ocupação de 100% dos leitos de UTI disponíveis para o atendimento da Covid-19. 

O mais assustador é que mesmo com esses índices e com a suspensão por decretos estadual e municipais do ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro (carnaval), o que se viu em todo o Estado foram festas e aglomerações clandestinas e a irresponsabilidade de uma parcela da população.

O governo de Goiás anunciou já para esta semana a abertura de novos leitos para pacientes com a doença, mas infelizmente, não adianta o Poder Público ampliar a infraestrutura da saúde, se a sociedade não se conscientizar e fazer a sua parte. É preciso uma mudança de postura e atitude urgente. O Estado está à beira do colapso e só nós podemos mudar esse cenário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo