Aparecida

Perigo a céu aberto: sem combate, erosões avançam nos bairros de Aparecida

São vários os relatos de moradores que vivem em bairros onde enormes crateras estão se abrindo no meio das ruas. Os setores Rosa dos Ventos e Parque São Jorge, em Aparecida de Goiânia, estão entre as localidades que mais foram afetadas com as últimas chuvas. Em algumas ruas é possível encontrar erosões de grandes proporções, como por exemplo; no encontro das ruas X-25 e X-64. 

No último fim de semana, o construtor de piscinas José Neto Guimarães seguia nas imediações do cruzamento na companhia de um colega, quando o carro que ele conduzia, foi engolido por uma cratera com cerca de seis metros de largura e 10 metros de profundidade, chegando a quase 120 metros de comprimento. De acordo com a população local, só as medidas paliativas da prefeitura não estão resolvendo o problema que é preocupante. 

Depoimentos 

Um dos moradores que reside em frente à erosão disse que essa é a segunda vez que um carro cai na cratera. “O que a gente quer é um trabalho duradouro da prefeitura, asfalto mesmo. Porque só a terra não vai adiantar”, afirmou Ary Lemes. 

A dona de casa Anália Santos disse que 95% das ruas do setor Rosa dos Ventos tem buracos grandes e fundos. “É praticamente impossível transitar de carro nessas ruas sem asfalto. Aqui, em época de chuva sempre passamos pelos piores transtornos, atoleiros e com grande risco de cair dentro uma erosão que é quase do tamanho da rua”, concluiu. 

Outra questão que se pode observar, é a imensidão de lixo que essas erosões acumulam nos locais. Segundo os moradores, quando vem chuvas fortes, sai arrastando esses resíduos, agravando ainda mais a situação para quem reside nessas áreas. 

Outras erosões 

Foram inúmeras as reclamações recebidas pelo Diário de Aparecida (DA) somente neste feriado de carnaval. Os problemas acontecem também em outros setores. O repórter fotográfico do DA, Pedro Damazio,  esteve em vários locais da cidade para levantar as denúncias e encontrou problemas gravíssimos por todo o município. Uma erosão que fica na Rua 11 com a Avenida Luiz XV, no Recanto dos Emboabas, próximo ao Córrego Pipa, vem sendo acompanhada desde 2016. No local, o buraco chegou à via pública. Uma obra paliativa de aterramento foi realizada em 2019, porém o local continua sendo utilizado para depósito de entulho, o que causa o ressurgimento da erosão.

Outra situação parecida, fica na rua Massaranduba, no Setor Retiro do Bosque, o processo erosivo é acompanhado desde 2014 e desde 2016 é considerado de grandes proporções. Várias obras de aterramento e compactação do solo já foram executadas, mas o caso ainda não foi solucionado. A rua chegou a receber pavimentação asfáltica e sistema de drenagem pluvial. Próximo dali, na rua das Mangueiras foi feito o aterramento de parte da erosão. As informações são da Defesa Civil, que de acordo com o superintendente municipal, Juliano Cardoso, está acompanhando os trabalhos para evitar situações mais graves caso o problema se agrave.

A Defesa Civil informou ainda que, no Setor Rosa dos Ventos, onde as erosões se abrem com mais facilidade (já que as vias não são asfaltadas), foi realizado um trabalho de retirada e transferência das famílias que moravam no local, porém, os moradores voltaram ou outras pessoas chegaram para ocupar as mesmas áreas. Dessa maneira, o trabalho definitivo só pode ser feito depois da retirada dessa população. De acordo com o levantamento da própria Defesa Civil, hoje essa parte do setor abriga mais de 30 famílias. 

Soluções 

Com os últimos acontecimentos, a maioria deles já divulgados pelo Diário de Aparecida,  a prefeitura enviou uma nota informando que uma equipe de engenharia da Secretaria de Infraestrutura de Aparecida esteve no local na manhã do último domingo, 14, para avaliar as condições da rua Teresa Sônia Mazocato. De acordo com a pasta, a abertura do buraco na via ocorreu em razão das fortes chuvas dos últimos dias. 

A nota enviada para a nossa reportagem informa ainda que a Secretaria também vai nivelar todas as ruas do bairro com cascalho para amenizar os transtornos aos moradores e que o Setor Rosa dos Ventos – na região Leste de Aparecida – será contemplado com mais etapas de pavimentação asfáltica neste ano.

Por Edna Barbosa 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo