Aparecida

Editorial do Diário de Aparecida: Escalonamento

Com o agravamento do cenário da pandemia da Covid-19 em Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) anunciou ontem, 16, em suas redes sociais, a possibilidade de retorno do escalonamento na abertura do comércio do município para conter a disseminação e o aumento, já exacerbado, dos casos de Covid-19.

Presidentes de entidades comerciais e industriais da cidade, temem a adoção da medida novamente, aos moldes do que foi em 2020 e dizem que a desaceleração da economia no município é real e preocupante. Na outra ponta, está a Secretaria Municipal de Saúde e especialistas que avaliam como insustentável a infraestrutura de Saúde na cidade se não forem adotadas medidas mais restritivas e incisivas neste momento.

O problema é que desde o início da pandemia, economia e saúde deveriam estar caminhando juntas, com ações que contemplassem, ao menos parcialmente, os dois setores da sociedade. Claro que ante qualquer cenário, a vida e a saúde da população devem ser prioridades do Poder Público e das autoridades.

Mas não basta só os governantes atuarem neste projeto. Nós cidadãos devemos também priorizar as nossas vidas, daqueles que amamos e de toda a comunidade a qual pertencemos. E isso não está sendo feito. Desde as flexibilizações, temos assistido um show de horrores por parte da sociedade. 

São inúmeras pessoas sem máscara e sem cumprir as medidas de segurança sanitárias, passeando pelas ruas e lotando bares, shoppings, lojas, igrejas e academias. A pandemia ainda não acabou e esta segunda onda, que estamos enfrentando em Goiás, ao que vemos, será de maiores proporções que a primeira. Cuide-se.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo