Goiás Online

PSDB vira partido fraco,
pequeno e sem votos

Helton Lenine 

Após governar o Estado por 16 anos, com Marconi Perillo no comando, o PSDB virou partido pequeno em Goiás: tem apenas um deputado federal e menos de 20 prefeitos (dois já se desligaram). Jânio Darrot anuncia que está “abandonando o barco”: vai se desfiliar da legenda que preside. Ex-governador José Eliton (foto) vai assumir a presidência do PSDB este mês, mesmo rejeitado por lideranças do partido.

Só em 2022
O governador Ronaldo Caiado (DEM) desacelerou as conversas com dirigentes partidários visando a formação de alianças para as eleições do ano que vem.

Foco
O Palácio das Esmeraldas foca a gestão nas ações de combate à segunda onda da Covid-19.

Baixa
Gustavo Mendanha (MDB) não esconde a preocupação em relação à possibilidade de perder o apoio de sete partidos, que devem ir para a base caiadista. Tudo por conta das eleições de 2022.

Fragilidade
O fraco desempenho de alguns secretários não tem agradado ao prefeito Gustavo Mendanha.

Exoneração
Trocadas as direções das legendas em Aparecida de Goiânia, Mendanha vai ter que exonerar os atuais dirigentes, todos acomodados no 1º e 2º escalões de seu governo, entre eles Carlos Moreira (Cidadania) e Rodrigo Estrela.

Na oposição
O PDT, presidido por Anésio Rodrigues, poderá voltar a fazer oposição ao Governo Gustavo Mendanha. É questão de tempo.

Ineditismo
Dificilmente se encontrará um Legislativo em alguma cidade grande ou média do País onde haja unanimidade de apoio ao Executivo.

Ineditismo II
Mas, em Aparecida de Goiânia, 100% dos 25 vereadores estão alinhados com a gestão de Gustavo Mendanha.

Ineditismo III
Os vereadores aparecidenses precisam saber que oposição faz bem à democracia porque a vigilância e a fiscalização são mais visíveis.

Obsessão
Deputados estaduais estão de olho em eventuais aposentadorias de conselheiros do TCM e TCE. Não há vagas disponíveis no momento.

Pressão
Nilo Resende, que já foi deputado estadual, vem sendo pressionado a requerer aposentadoria no TCM.

Parlamento
Presidente Lissauer Vieira (PSB) confirma para o próximo dia 9 a instalação do Parlamento Metropolitano, com 41 cadeiras – deputado e vereador –, reunindo 21 cidades goianas.

PDT confirma apoio à reeleição de Caiado
Em conversa no Palácio das Esmeraldas, a deputada federal Flávia Morais (foto) e seu marido, George Morais, presidente estadual do PDT, confirmaram o apoio do partido à reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM). Os brizolistas buscam respaldo também para manter Flávia na Câmara Federal em 2022.

RESUMO

Por conta da contaminação de servidores pela Covid-19, a Câmara Municipal de Goiânia só volta a funcionar no próximo dia 4.

A Assembleia Legislativa restringiu a circulação de pessoas e reduziu a carga horária de servidores, também devido à segunda onda do novo coronavírus.

Delegada Cybelle Tristão, que já foi vereadora, trocou o PSD pelo Cidadania, no ano passado, de olho na disputa por cadeira à Assembleia Legislativa nas eleições do ano que vem.

O secretário Ernesto Roller (Governo/foto) circula, com frequência, pela Assembleia Legislativa, em articulações para fortalecer a base de apoio do Executivo. Ele atua em sintonia com Lissauer Vieira (PSB) e Bruno Peixoto (MDB).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo