Notícias

Abadia de Goiás celebra 26 anos de emancipação com a promessa de dar um salto no desenvolvimento nos próximos anos

Ana Paula Arantes

Abadia de Goiás possui aproximadamente 10 mil habitantes, e ocupa uma área de 147 Km, a cerca de 20 km de Goiânia. A emancipação política do município é celebrada em 29 de março. Wander Saraiva de Carvalho (Progressistas), é o prefeito (2021/2024) e André Bueno de Freitas (Cidadania), popularmente André da Farmácia, ocupa o cargo de vice. A gestão anterior foi do ex-prefeito Romes Gomes e Silva (PSDB) que administrou por dois mandatos seguidos (2012 a 2020). 

Ontem, 29, a cidade comemorou o seu 26º aniversário. A emancipação ocorreu quando Maguito Vilela na condição de governador de Goiás sancionou a Lei de criação do município sob o número n°12799/95, desmembrando-o de outros quatro municípios, incluindo a Capital. Os limítrofes de Abadia de Goiás, são: Goiania e Trindade a norte,  Guapó a sudoeste e Aragoiânia a sul. 

A interpretação é que a Abadia de Goiás se prepara para dar um salto de desenvolvimento por meio da presente gestão. A cidade oferece potencial para amplo desempenho econômico da Região Metropolitana através de uma prefeitura que não para.     

Câmara

O corpo Legislativo conta com nove vereadores que atuam em base absoluta e unânime com o Executivo. Os vereadores são: Junior Professor (PL); Ozeias do Povão (Republicanos); Delei (PL); Claudinho (Republicanos); Luizão (PP); Jairo Marinho (PDT); Eugênio Leiteiro (PP); Japão (Cidadania); e Valério (Patriota).

Ao Diário de Aparecida, o presidente da Câmara Municipal de Abadia de Goiás, o vereador Japão, disse que todos os parlamentares operam em consonância com o prefeito Wander Saraiva (PP).  Japão ressaltou que o município, igualmente em todo o Brasil tem vivido desafios na área da saúde por conta da pandemia trazida pela Covid-19. Ele disse que o Legislativo e o Executivo estão atuando numa força-tarefa para o enfrentamento da doença como nunca visto na história da cidade. Destacou ainda que, apesar de não ser uma obrigação do Executivo, a segurança pública tem atuação contínua da Guarda Civil Municipal. 

Sem abraços

“Pessoas queridas têm se despedido de nós com essa pandemia, por isso desejo paz, consolo, saúde e amor aos abadienses neste aniversário da cidade. Nós representantes do povo queríamos abraçar individualmente cada abadiense neste dia que deveria ser festivo, mas infelizmente as circunstâncias não permitem”, almejou.

Emprego

O vereador Japão salientou que foi aprovado neste ano o projeto que prevê a abertura de mais de 80 vagas de estágio nos órgãos da prefeitura, em especial, às pessoas desempregadas. A desburocratização para a vinda de empresas de grande porte também teve projeto aprovado pela Casa de Leis abadiense. 

“Um dos interesses desse pleito é atrair empresas com forte potencial de geração de vagas de emprego. Penso que os cargos públicos não devem ser o maior alvo dos moradores, porque está chegando possibilidade no mercado privado e a câmara está trabalhando com o prefeito para que estas oportunidades surjam com rapidez. A vinda das empresas será como uma válvula de escape para a população”, afirmou o presidente.  

Cidade é referência à preservação do meio ambiente e de combate à poluição

Césio 137

No município estão armazenadas 6 mil toneladas de rejeitos do acidente radiológico de Césio-137. A cidade foi escolhida com base na geologia local para que não tivesse influência na natureza. Os materiais contaminados estão envolvidos em contêineres, e a base de concreto impede que eles contaminem o solo e o lençol freático. Segundo o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CRCN-CO) o risco de contaminação na sociedade é 0,01%, ou seja, praticamente nulo. 

Bandeira

Em sua bandeira, além de um boi e da rodovia BR-060, que liga Brasília à fronteira com o Paraguai, no Mato Grosso do Sul, está o símbolo da radioatividade, representando o depósito com o lixo extraído do acidente. 

Nome da cidade

O primeiro comércio e o primeiro loteamento foram construídos por  Inácio Rosa (Badico). Em julho de 1962, iniciaram a construção de uma igreja para Nossa Senhora da Abadia, inaugurada em 15 de agosto de 1963 com a chegada da imagem da santa. A princípio o nome do povoado seria Abadia dos Dourados em virtude do Ribeirão Dourados que se encontra próximo da região, mas a sugestão de Abadia de Goiás prevaleceu.

Meio ambiente

Os abadienses são testemunhas da harmonia do meio ambiente e do desenvolvimento econômico. A cidade é destaque na preservação e controle das atividades poluidoras. Recursos foram liberados para a recuperação e proteção das nascentes do Córrego dos Dourados, e formação e plantação de mudas de plantios, além de controle do aterro sanitário. Desde então, forças são somadas para promover a industrialização e desenvolvimento sustentável. (A.P.A.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo