Notícias

Governo de Goiás libera linhas de crédito para motoristas de aplicativos e entregadores

Ana Paula Arantes

Entregadores e motoristas cadastrados em aplicativo de delivery ou de transporte em Goiás, receberam uma nova linha de crédito com juro zero dentro do Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame) do Governo de Goiás e podem solicitar linha de crédito no valor de até R$ 5 mil. O programa faz parte do novo pacote de medidas do governo Ronaldo Caiado como forma de preservar os empregos e apoiar as empresas e famílias em situação de vulnerabilidade, durante o período da pandemia da Covid-19.

Em Goiânia e região metropolitana são aproximadamente 40 mil motoristas de transporte por aplicativo, ligados a grandes plataformas multinacionais, que movimentam mais de R$ 10 milhões por dia. A nova profissão surgiu e alastrou fortemente, tornando-se um amortecedor do desemprego de uma população que tem parte de suas atividades voltadas aos aparelhos telefônicos, onde solicitam compras de produtos e contrata serviços. 

O governo entendeu que a acessibilidade gerou novas profissões, sendo duas delas, o entregador e o motorista de aplicativo. “Vamos afinar cada vez mais nossas ações. A minha preocupação agora é com mais empregos e mais crédito. A nossa visão de governo é trabalhar para dar resultado à população”, declarou o governador Ronaldo Caiado durante o lançamento dos programas Mais Crédito e Mais Empregos, da Secretaria da Retomada. 

Requisitos 

Os profissionais autônomos de qualquer aplicativo de delivery ou viagens podem solicitar o financiamento, com prazo de até 24 meses para quitar o pagamento, além de carência de seis meses. A iniciativa é resultado de parceria entre GoiásFomento e a Secretaria da Retomada. Para solicitar o crédito, é necessário exercer a atividade econômica há pelo menos 6 meses e não possuir restrição de crédito anterior a 3 de março de 2020. Em caso de restrição posterior a essa data, o débito deve ser menor que 30% do valor do empréstimo.

Solicitação

As propostas de financiamento podem ser enviadas pelo site da GoiásFomento e se encontram disponíveis também outros canais de atendimento, sendo eles os correspondentes de crédito da Agência de Fomento em todo o território goiano, o Sebrae-GO, pelo telefone: 0800-570-0800, a Sociedade Garantidora de Crédito, via: (62) 3237-2643 e o site www.garantigoias.com.br.

Motoristas de transporte de aplicativo criam cooperativa 

Na semana passada os motoristas por aplicativo se uniram em uma cooperativa, em Goiânia e Região Metropolitana, com o objetivo de melhorar seus rendimentos com a capacitação dos motoristas e negociar em favor do segmento. Quando a economia desacelerou, parte das pessoas que perderam suas rendas migraram da modalidade de CLT para plataforma de transporte privado urbano, tornando-se profissional autônomo com uma média salarial de 2 a 3 mil reais mensais. 

Essas mudanças provocaram alterações na dinâmica do mercado de trabalho devido a faixa salarial. A cooperativa chega nesse novo cenário para compreender esses números e trazer efeitos futuros para as famílias que precisam de proteção no quesito segurança das relações de trabalho que podem haver entre contratado e o contratante do aplicativo. Criada por meio das novas tecnologias mundial, a profissão está regulamentada em muitos países, fazendo parte de uma realidade consolidada nas prestações de serviços que dinamizam a economia. (A.P.A)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo