Notícias

Nova regra em Goiânia prevê fechamento das atividades não essenciais aos finais de semana

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), apresentou na tarde de ontem, 13, em reunião com representantes do setor produtivo, propostas para o combate à Covid-19 a serem aplicadas nas próximas semanas. O Paço propôs restrições de horários para funcionamento das atividades comerciais e fechamento de todas as atividades consideradas não essenciais nos finais de semana.
Com isso, comércio, shopping centers, centros comerciais, feiras especiais e livres, bares e restaurantes deverão ficar fechados durante os finais de semana. As igrejas terão permissão para funcionamento seguindo protocolos especiais.
Entre as propostas está o funcionamento de bares e restaurantes em 50%, com atividade sonora vedada, e restrição a 30% de público em cultos e missas presenciais. As academias também devem ficar restritas a público de 30%. A construção civil funciona de segunda a sexta-feira, além das feiras livres, que poderão funcionar somente em dias de semana.
A prefeitura ainda propôs redução no horário de funcionamento das atividades comerciais. O comércio funcionaria das 10h às 16h, serviços das 12h às 20h, bares e restaurantes, das 11h às 22h. Shoppings, galerias, centros comerciais, das 10h às 16h, com fechamento nos finais de semana.
Enquanto salões e barbearias funcionariam das 12h às 21h. Academias e distribuidoras de bebidas teriam permissão para funcionar das 6h às 22h. Além do prefeito e do secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, estiveram presentes representantes de pelo menos 20 entidades do setor produtivo.

Setor produtivo apresenta contraproposta e solicita abertura do comércio aos sábados

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), Eduardo Gomes dos Santos, apontou que houve solicitação por parte do setor produtivo para que a prefeitura reavaliasse o fechamento aos sábados. A proposta dos empresários é de que seja permitido o funcionamento também nos sábados das 9h às 16h. “É um dia fundamental para a venda do comércio. Se não abrir no sábado, haverá nas quintas e nas sextas aglomerações. Já diminiu o tempo de funcionamento [hoje o comércio funciona a partir das 9h às 17h], iremos ter problemas com horário de almoço dos funcionários”, diz.
O presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Marcelo Baiocchi, apresentou proposta para que o fechamento seja realizado às segundas-feiras ao invés dos sábados e que restaurantes e bares possam ter maior tempo de funcionamento do que o previsto pela proposta da prefeitura. “Tem que prevalecer o equilíbrio. Algumas atividades necessitam de maior tempo de funcionamento. O momento mais importante é o final de semana”, diz.
Durante a reunião, que teve início por volta das 14h10, o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, apresentou a curva de contaminação da Covid-19 da última semana para os representantes do setor produtivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo