Aparecida

Moradores pedem a revitalização do Córrego Galhardo, no Colina Azul

Moradores do Setor Colina Azul reclamam da precariedade do Córrego Galhardo, que tem sua nascente no bairro onde se forma a área pública do bosque, em uma extensão de aproximadamente 600 metros lineares entre as ruas Saracura e Pelicano e entre a Avenida Flamingo e a Rua Perdizes do Setor Colina Azul. Por causa da sujeira depositada pela própria população, quando chove, as águas sobem e invadem as ruas, tornando o local intransitável, principalmente pelos transeuntes.
“Tem esgoto despejado nas águas do córrego, é só chover que essas águas sobem e invadem as ruas, o cheiro fica insuportável. Os moradores pedem socorro. A água da nascente é limpa, mas infelizmente o esgoto cai nela. Gostaríamos que a prefeitura viesse e resolvesse esse problema”, reivindicou o pedreiro I.M., que pediu para preservar a sua imagem.
O Córrego Galhardo é afluente do Córrego Rio Vermelho, que, por sua vez, é afluente do Ribeirão Lajes, que deságua no Rio Meia Ponte, a leste do local. O bosque possui 42.481,31m² fechados por postes de concreto e alambrado, que protege uma mata de galeria.

Resposta
O vereador Aldivo Araújo, conhecido na região, disse ao Diário de Aparecida que reconhece que o local precisa ser revitalizado e que já houve um comunicado ao secretário municipal do Meio Ambiente (Semma), Cláudio Everson, que está providenciando para que a limpeza do Córrego Galhardo e da nascente entrem no cronograma da pasta.
Araújo enfatizou que há um mês o alambrado do bosque que cerca o córrego foi trocado e que a pista de cooper, que estava danificada, também foi revitalizada. “Vândalos já furaram o alambrado em dois lugares com chave turquesa, mas a prefeitura consertou. Digo à população que a nossa parte será feita, em breve a revitalização do córrego acontecerá”, comprometeu-se o vereador, sem especificar data. O parlamentar pediu aos moradores para que preservem o córrego e o bosque, e que façam denúncias ao sinal de qualquer suspeita de vandalismo.

Números para denúncia
A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informou que os moradores podem ligar no número 153 em casos de vandalismo, direto na Guarda Civil Municipal (GCM). Para denunciar a degradação do meio ambiente, é so ligar nos números 3238-7216 e 3238-7217 ou enviar vídeos e mensagem de texto para WhatsApp 98459-1661.

Moradores reclamam que, quando chove, as águas sobem e invadem as ruas, tornando o local intransitáve

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo