Notícias

Aparecida busca protagonismo na disputa pela Câmara Federal

Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 301.043 eleitores (inscritos para a eleição de 2020), busca protagonismo para a Câmara Federal nas eleições de 2022. Nesse sentido, os principais partidos – DEM, MDB, Progressistas, Republicanos, PSC, PSL e PSDB – já colocaram suas lideranças às ruas para a formação de chapas para deputado federal e também deputado estadual.
Atualmente, os deputados federais Prof. Alcides (Progressistas), Glaustin da Fokus (PSC), João Campos (Republicanos) e Delegado Waldir (PSL) têm ligação com o município, onde receberam votações expressivas no pleito de 2018.
No passado, Aparecida teve deputados federais de expressão, como Norberto Teixeira (MDB), o próprio Chico Abreu (PSDB) e Sandro Mabel (MDB e depois PL). Mas na maioria das vezes, em razão da carência de lideranças, a cidade era “usada” pelos políticos de outras praças para completar seus votos, caso, por exemplo, de João Natal (MDB), na década de 1980.
O professor e empresário Alcides Ribeiro vai buscar o 2º mandato como deputado federal tendo Aparecida como principal colégio eleitoral. Ele contabiliza o apoio de 30 prefeitos ao seu projeto, incluindo Gustavo Mendanha (MDB). Natural de Remanso, na Bahia, Alcides se tornou vereador e se candidatou a prefeito em 2016.
“Dedico minha vida toda a trabalhar por Aparecida, primeiro como professor, depois como empreendedor e agora também na representação política. Quero continuar na Câmara para prosseguir com essa atuação, principalmente em favor da Educação no município e em Goiás”, diz Alcides Ribeiro ao Diário de Aparecida.
Empresário na área de distribuição de alimentos e pastor evangélico, Glaustin da Fokus exerce seu 1º mandato de deputado federal, com foco no apoio e no fortalecimento do mercado para geração de empregos e renda. Glaustin defende também políticas públicas nas áreas de saúde, educação, segurança pública e turismo.
Em seu 2º mandato, o deputado federal Delegado Waldir Soares (PSL) teve votações expressivas em Goiânia e Aparecida, já que tem presença ativa nas redes sociais e é um político polêmico. “A cidade vai ser importante na eleição ou reeleição para deputados”, aponta em entrevista ao portal Mais Goiás. Ele espera, assim como nas eleições de 2018 e 2014, abrir grande quantidade de votos no município da região metropolitana e eleger parlamentares para fortalecimento do partido no Estado.
“Aqueles deputados que têm base em Aparecida vão encontrar forte congestionamento, mas o município é decisivo para qualquer candidato. O PSL tem a cidade como base e quer manter a parceria com a população aparecidense”, ressalta Delegado Waldir. O parlamentar cogitou até se candidatar a prefeito da cidade em 2020, no entanto, não chegou a lançar seu nome.
João Campos já residiu em Aparecida, onde exerceu as atividades de delegado de polícia e de pastor da Igreja Assembleia de Deus. No passado, também pensou em se candidatar à prefeitura da cidade, mas desistiu. Sempre teve votações significativas para o Legislativo federal. Ano que vem, vai percorrer os 535 bairros aparecidenses e os templos evangélicos em busca de votos (pensa em se lançar para o Senado, mas pode terminar concorrendo à Câmara).

 

Daniel Vilela deve ser a prioridade de Mendanha

Daniel Vilela (MDB) conquistou mandato de deputado federal em 2014 tendo Goiânia, Aparecida e Jataí como principais bases eleitorais. À época, seu pai, Maguito Vilela, era prefeito de Aparecida de Goiânia e foi seu principal “cabo eleitoral” na cidade e no Estado.
Em princípio, na eleição do ano que vem, Daniel vai tentar voltar à Câmara, com o apoio das mesmas três cidades, principalmente. Consolidando a sua candidatura à Câmara, o emedebista vai buscar apoio dos ex-seguidores de Maguito Vilela, já que seu pai esteve presente em Aparecida por oito anos (dois mandatos de prefeito) e foi o responsável pela eleição de Gustavo Mendanha – que não tem como deixar de apoiar prioritariamente a sua candidatura.
Eventualmente, um outro caminho a ser tomado por Daniel Vilela pode mudar esse cenário: a inserção na chapa da reeleição do governador Ronaldo Caiado como candidato a vice.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo